Destaque é o avanço de uma frente fria que além do Sudeste e do Centro-Oeste, deve provocar chuvas também sobre as áreas produtoras da Bahia, Maranhão e do Piauí. Enquanto o Sul do Brasil e a Argentina devem enfrentar um período de pouca chuva nas próximas duas semanas.
BRASIL: Chuvas de dezembro favorecem o Sul do Brasil
O mês de dezembro entra na sua última semana com uma condição de chuvas bastante irregulares sobre grande parte do Brasil. No entanto, o grande destaque foi às chuvas registradas sobre o Sul do Brasil, que beneficiaram diretamente as lavouras de soja e milho. A exceção fica com o extremo sul do Rio Grande do Sul, onde os acumulados de chuvas no mês são inferiores a 50 mm, e cada dia se agrava a condição de estiagem verificada desde outubro.
No Sudeste e no Centro-Oeste as chuvas em dezembro foram muito irregulares, apresentando regiões bem chuvosas com totais acumulados acima de 200 mm, enquanto algumas regiões o acumulado de chuva ainda é inferior a 100 mm.
No Nordeste do Brasil (Bahia, Maranhão e Piauí) o mês de dezembro também foi de pouca chuva, devido a atuação de um sistema conhecido como Vórtice Ciclônico que impediu a chegada das frentes frias até a região. A boa notícia é que essa condição mudou e uma frente fria neste final de semana chegou até o sul da Bahia e deve provocar chuvas no decorrer da semana.
Os índices de Água Disponível do Solo (ver figura abaixo – lado direito) no geral mostram uma boa condição de umidade do solo (> 60%) em grande parte do Brasil. Apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul e no norte do Nordeste do Brasil é que apresentam condições críticas de umidade do solo.
Previsão de CHUVA para o Brasil: Dezembro termina com chuvas concentradas entre o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil
A última semana do ano deve manter a frente fria atuando mais sobre o Sudeste do Brasil, que associadas com a umidade da Amazônia causa chuvas sobre as áreas agrícolas do Sudeste, Centro-Oeste. Porém nesta semana a frente fria consegue avançar até o Espírito Santo e sul da Bahia e provoca chuvas sobre o sul e oeste da Região Nordeste do Brasil, beneficiando também as lavouras da Bahia, Maranhão e do Piauí. Inclusive essa situação deve persistir na primeira semana e 2011.
Enquanto para o Sul do Brasil a previsão é de um período de pouca chuva para a última semana de 2010 e para a primeira semana de 2011. Com isso, o sul do Rio Grande do Sul deve ter agravada ainda mais a situação da estiagem observada desde outubro, onde alguns municípios já estão racionando água para o consumo da população.
ARGENTINA: Dezembro apresenta uma condição de chuvas irregulares e mal distribuídas sobre a Argentina
O mês de dezembro entra na sua última semana com chuvas irregulares e mal distribuídas sobre o território Argentino. Apenas no extremo norte, na região das Províncias de Formosa, Corriente e Missiones e também no leste da Província de Buenos Aires é que o acumulado de chuvas no mês supera os 200 mm. No entanto, em grande parte das regiões produtoras, incluindo parte do Pampa Úmido, o acumulado de chuvas foi inferior a 50 mm.
E a tendência é que essas condições não mudem muito para as próximas duas semanas, que no geral deve começar 2011 com pouca chuva sobre as principais regiões produtoras da Argentina.
Esse mês de dezembro seco confirma o padrão de La Niña, o que sem dúvida representa um quadro de risco para as lavouras de verão da Argentina, já com problemas desde o período de plantio. Como o La Niña deve continuar pelo menos até meados de 2011, isso pode representar um verão com menos chuvas e alguns períodos de estiagem, o que deve contribuir para uma redução no potencial de produção.
Fonte: Somar Meteorologia
Descubra por que a ora-pro-nóbis é chamada de carne verde e conheça 5 benefícios que…
Confira a cotação atualizada do preço da soja saca de 60 kg em 32 cidades…
Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe os valores da…
O Preço do Boi China dispara em fevereiro de 2026. Veja a tabela completa com…
O preço da vaca gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…
O preço da novilha gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…
This website uses cookies.