Meteorologia: Novembro termina com pouca chuva no Sul
BRASIL: O destaque deste início de dezembro foi as chuvas registradas no Paraná, Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e também no sul de Mato Grosso do Sul. No oeste do Paraná e de Santa Catarina o acumulado de chuva nos últimos 05 dias supera a casa dos 100 mm (ver figura abaixo – lado esquerdo). Essa chuvas são muito importantes, não só pela época do ano, mas por que revertem um padrão de pouca chuva já observado em novembro e beneficiam diretamente a lavoura de soja.
Porém o sul do Rio Grande do Sul não foi beneficiado com essas chuvas e vê se agravar a situação da falta de chuvas, já que desde a segunda quinzena de setembro essa região não registra chuvas significativas. Por exemplo, em Bagé o acumulado de chuva registrado entre 15 de setembro e 05 de dezembro é de apenas 71 mm, o que pode se atribuir aos efeitos do fenômeno La Niña.
Já o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e sul da Região Nordeste do Brasil manteve um bom padrão de chuvas neste início de dezembro, confirmando o indicativo da instalação do regime de chuvas do verão, o que assegura uma certa regularidade e freqüência das chuvas, se não na condição ideal pelo menos o suficiente para dar sustentação para o desenvolvimento das lavouras dessas regiões.
Os índices de Água Disponível do Solo (ver figura abaixo – lado direito) refletem o resultado das chuvas acumuladas desde outubro e mostram a continuidade da recuperação da umidade do solo sobre os estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, que mesmo ainda insuficientes para repor o déficit hídrico acumulado, já conseguem dar sustentação ao plantio e desenvolvimento das lavouras de verão, bem como favorecem a recuperação das pastagens.
Previsão de CHUVA para o Brasil: Chuvas continuam concentradas entre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
A primeira quinzena de dezembro deve manter o padrão das frentes frias atuando mais sobre o Sudeste do Brasil, que associadas com a umidade da Amazônia causam chuvas sobre as áreas produtoras do Sudeste, Centro-Oeste. Nesta semana as frentes frias voltam a atuar também sobre o sul e oeste da Região Nordeste do Brasil e com isso beneficiando também as lavouras da Bahia, Maranhão e do Piauí.
Enquanto para o Sul do Brasil não muda muito em relação ao observado na última semana e a previsão se mantém de chuva entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Porém, o sul do Rio Grande do Sul deve ter agravada ainda mais a situação da estiagem observada desde outubro.
Fonte: Somar Meteorologia

