\”futuro envolve alta produtividade e tecnologia\”
Alta produtividade do agricultor aliada a serviços com tecnologia de ponta. Esses são pontos cruciais que a Belagrícola pretende trabalhar para ganhar mais espaço no agronegócio. O maior dos investimentos é a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes, localizada em Tamarana, que deve ser conuída em março de 2011.
Segundo João Andreo Colofatti, presidente da empresa, o sementeiro totalmente automatizado, terá uma área de 20 mil metros quadrados. "Hoje compramos sementes de terceiros. Com a unidade, vamos produzir nossas sementes e realizar parcerias com produtores em um mercado que já atuamos." Ele destaca que o mercado está voltado para a biotecnologia. "Estamos passando para os agricultores o conceito de produtividade, já que o mundo vai precisar cada vez mais de alimentos".
Além da Unidade de Beneficiamento de Sementes, a Belagrícola presta serviços de alta tecnologia como a agricultura de precisão, na qual são feitas análises de solo das propriedades, controlando a aplicação de insumos e corretivos, permitindo mais economia no pré-plantio, além da redução de impactos ambientais. "Com o sistema, o custo de produção fica entre 30% e 35%, não existe ramo que dê uma rentabilidade como essa", completa o empresário.
Para mostrar a importância de tais tecnologias aos produtores, a empresa realiza há 10 anos, juntamente com seus parceiros, um Dia de Campo, em Cambé, conhecido como Belasafra, o maior do norte do Paraná. "Implantamos um campo experimental com todas as tecnologia disponíveis no mercado agrícola, desde sementes de soja e milho até o portfólio de defensivos e produtos especiais", explica João. A edição de 2010, realizada em fevereiro, contou com a exposição de maquinários agrícolas. (V.L.)
fonte: Folha de Londrina

