Categories: Notícia

Brasil está entre os 5 maiores consumidores mundiais de carnes

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) com previsões para 2010 indicam que os brasileiros se encontram entre os cinco maiores consumidores mundiais de carnes. A informação se refere ao consumo per capita anual, que neste ano, no Brasil, deve ficar em 91,3 kg. Desse total, 40,1 kg serão de carne de frango (44%), 37,3 kg de carne bovina (41%) e 13,9 kg (projeção feita no Brasil pela CONAB) de carne suína (15% do total).

Pelos números do USDA, o maior consumo mundial per capita de carnes (140,2 kg) está em Hong Kong. Mas, sem dúvida, esse é apenas um consumo aparente pois leva em conta, somente, a disponibilidade total de carnes (produção interna + importações) e a população daquele território especial chinês. Ou seja: desconsidera o fato de que grande parte das importações efetuadas por Hong Kong é reexportada para a China Continental.

Publicidade

O mais lógico, portanto, é aceitar que o consumo per capita de Hong Kong não é tão elevado quanto apontam os números, da mesma forma que o consumo da China se encontra bem acima do que vem sendo levantado.

Ressalve-se, aqui, que os países finais da lista estão em posição inferior à apontada pelo quadro – estão presentes na relação apenas para comparação com outros países. Dessa forma, por exemplo, o Japão não é o 13º maior consumidor de carnes, porquanto há outros países com consumo maior.

A propósito, o USDA relaciona países do Oriente Médio cujo consumo per capita de carne de frango está muito acima do recorde de 43,3 kg dos EUA. É o caso de Kuwait e Emirados Árabes Unidos, cujos per capita são estimados em 66,3 kg e 62,5 kg, respectivamente, e que, portanto, se colocam numa posição similar à do México.

Notar, nesses dois casos, que o alto consumo da carne de frango é conseqüente de restrições de ordem religiosa. Mas também aqui é interessante observar que os dois países são reexportadores do produto. Dessa forma, o consumo per capital local também deve ser inferior.

Fonte: AviSite

Luiz Carlos

Published by
Luiz Carlos
Tags: Emprego

Recent Posts

Novilha Gorda: Confira a tabela completa de preços por estado

Confira a cotação atualizada da novilha gorda em todo o Brasil. Veja os estados com…

38 minutos ago

Como perceber cedo o excesso de umidade no ripsalis baccifera antes que as raízes apodreçam

O cultivo de plantas ornamentais exige atenção constante a sinais sutis que indicam desequilíbrios invisíveis.…

4 horas ago

Preço da vaca gorda: Veja a tabela completa em 30 regiões

Confira a tabela atualizada do preço da vaca gorda em todo o Brasil. Veja onde…

5 horas ago

Como cuidar do kalanchoe beharensis para que não fique com folhas enrugadas nem perca vigor

O kalanchoe beharensis chama atenção logo no primeiro olhar, principalmente por suas folhas aveludadas e…

5 horas ago

Preço da soja hoje: Veja onde a saca está mais valorizada

Confira o preço da soja hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe a cotação detalhada…

5 horas ago

Preço do milho hoje: Onde está o valor mais caro e o mais barato?

Confira a atualização do preço do milho para a saca de 60 kg nos principais…

6 horas ago

This website uses cookies.