Plantio de soja no estado atinge 6,7% da área total
De forma lenta, os produtores rurais de Mato Grosso vão insistindo em plantar soja mesmo sem uma “boa chuva” para umedecer o solo. De acordo com relatório do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), 6,7% dos sojicultores iniciaram o plantio da safra 2010/11. Este percentual representa cerca de 420 mil hectares dos 6,24 milhões de hectares estimados ao todo para o Estado.
O percentual apresentado até agora ainda está muito aquém do registrado no ano anterior, quando 22,4% da área total já havia sido semeada. A estiagem prolongada e as chuvas ocasionais são as principais explicações para o atraso.
Acompanhamento realizado pelo Imea, nas principais cidades que plantam soja, aponta que na região Oeste é a mais adiantada com 9% dos produtores com plantio iniciado. As regiões Médio-Norte e Centro Sul aparecem logo atrás com 8,6 e 8,3%, de área semeada respectivamente. Sudeste e Norte atingiram 5,4% e 3,7%, respectivamente, da área plantada. E as regiões Noroeste e Nordeste, 1,5% e 0,4%.
O relatório de acompanhamento do plantio divulgado no dia 7 de outubro, apontava que 1,7% dos produtores do Estado haviam iniciado o plantio. O Imea estima que a área total plantada no Estado este ano será de 6.241.300 hectares.
fonte:Só Notícias
