Categories: Notícia

Programa sanitário da bb traz benefícios a fazendas do ms

Todo produtor sabe que é melhor investir na prevenção do ter custos para cobrir os prejuízos na propriedade. E quando essa prevenção vem acompanhada de palestras para os funcionários, instalação de calendário sanitário, acompanhamento das vacinações, o resultado final é mais proveitoso para ambos os lados.

Publicidade

Este é o trabalho que a Biogénesis-Bagó realiza em propriedades brasileiras, com foco para a vacinação e prevenção de doenças. Na região do Mato Grosso do Sul, o sucesso deste trabalho completo vem acontecendo em diversas propriedades, principalmente nas fazendas Engano e Boa Sorte.

O problema vinha acontecendo devido a presença de rotavírus, provocando altos índices de diarréia nos animais destas duas fazendas. Pensando nisso, a Biogénesis-Bagó inseriu um programa sanitário em longo prazo em cada propriedade, com a proposta de reduzir anualmente índices de diarréia.

Este programa possui a vacina Rotatec J5, diferente das demais vacinas do mercado. Além de ser composta por rotavírus tipo 6 e 10, possui E.coli J5, uma cepa que induz melhor resposta imunológica frente as demais E.coli.

 

Resultados

A aplicação do programa sanitário ainda está em fase de execução em diversas fazendas do MS, no entanto já é possível mensurar alguns números parciais:

Por exemplo: Na Camapuã Agropecuária – Fazenda      Engano – as melhorias foram notadas após a aplicação de um calendário sanitário, treinamento e palestras para a equipe de campo, elaboração de um cronograma sanitário, acompanhamento das vacinações e auxilio na coleta e análise de dados.

No primeiro ano do programa registrou queda de 35% nos índices de diarréia nos bezerros, sendo que este número era próximo de 70%. Dos 3450 animais sujeitos ao problema, hoje são 1200 livres da doença devido a aplicação da vacina Rotatec J5 e outras ferramentas de manejo que contribuíram para o resultado.

O grande sucesso do programa é sustentado pela redução na incidência da diarréia, em plena sintonia entre produtor e fornecedor, através de um apoio técnico e operacional da equipe de campo da Biogénesis-Bagó.

 

 

Fazenda Engano em números:

-Redução de 35% em índices de diarréia;

-Nos animais com diarréia, a resolução do caso acontece com até dois tratamentos com antibiótico;

-1200 animais livres da doença;

-Economia de tempo e mão-de-obra;

-Redução de acidentes de trabalho;

-No estágio atual, a mortalidade por diarréia é nula;

Aline

Published by
Aline

Recent Posts

Zamioculca: 4 erros comuns que travam o crescimento e podem matar a planta lentamente

A zamioculca (Zamioculcas zamiifolia communis) chama atenção pela resistência e pelo brilho intenso das folhas,…

4 horas ago

Jadarita: Cientistas acham pedra do Superman na vida real

A jadarita é o mineral sérvio com a mesma fórmula da kryptonita do Superman. Descubra…

11 horas ago

Próxima Era do Gelo: 5 fatos sobre o futuro do planeta

A Próxima Era do Gelo está atrasada? Entenda como as emissões humanas alteram o ciclo…

11 horas ago

Como 6 vacas isoladas humilharam a genética moderna

Esquecidas por 130 anos, as vacas da Ilha de Amsterdã sobreviveram ao impossível. Descubra o…

11 horas ago

Rentabilidade da Soja: Por que as margens estão sumindo no campo?

A rentabilidade da soja enfrenta o desafio dos custos altos e margens estreitas. Descubra se…

12 horas ago

Piolho de galinha: como usar o maçarico no combate e os cuidados que evitam acidentes

O piolho de galinha costuma se instalar de forma discreta, mas rapidamente compromete o bem-estar…

16 horas ago

This website uses cookies.