Programa sanitário da bb traz benefícios a fazendas do ms
Todo produtor sabe que é melhor investir na prevenção do ter custos para cobrir os prejuízos na propriedade. E quando essa prevenção vem acompanhada de palestras para os funcionários, instalação de calendário sanitário, acompanhamento das vacinações, o resultado final é mais proveitoso para ambos os lados.
Este é o trabalho que a Biogénesis-Bagó realiza em propriedades brasileiras, com foco para a vacinação e prevenção de doenças. Na região do Mato Grosso do Sul, o sucesso deste trabalho completo vem acontecendo em diversas propriedades, principalmente nas fazendas Engano e Boa Sorte.
O problema vinha acontecendo devido a presença de rotavírus, provocando altos índices de diarréia nos animais destas duas fazendas. Pensando nisso, a Biogénesis-Bagó inseriu um programa sanitário em longo prazo em cada propriedade, com a proposta de reduzir anualmente índices de diarréia.
Este programa possui a vacina Rotatec J5, diferente das demais vacinas do mercado. Além de ser composta por rotavírus tipo 6 e 10, possui E.coli J5, uma cepa que induz melhor resposta imunológica frente as demais E.coli.
Resultados
A aplicação do programa sanitário ainda está em fase de execução em diversas fazendas do MS, no entanto já é possível mensurar alguns números parciais:
Por exemplo: Na Camapuã Agropecuária – Fazenda Engano – as melhorias foram notadas após a aplicação de um calendário sanitário, treinamento e palestras para a equipe de campo, elaboração de um cronograma sanitário, acompanhamento das vacinações e auxilio na coleta e análise de dados.
No primeiro ano do programa registrou queda de 35% nos índices de diarréia nos bezerros, sendo que este número era próximo de 70%. Dos 3450 animais sujeitos ao problema, hoje são 1200 livres da doença devido a aplicação da vacina Rotatec J5 e outras ferramentas de manejo que contribuíram para o resultado.
O grande sucesso do programa é sustentado pela redução na incidência da diarréia, em plena sintonia entre produtor e fornecedor, através de um apoio técnico e operacional da equipe de campo da Biogénesis-Bagó.
Fazenda Engano em números:
-Redução de 35% em índices de diarréia;
-Nos animais com diarréia, a resolução do caso acontece com até dois tratamentos com antibiótico;
-1200 animais livres da doença;
-Economia de tempo e mão-de-obra;
-Redução de acidentes de trabalho;
-No estágio atual, a mortalidade por diarréia é nula;
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











