Programação Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos

Compartilhar

O Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos – ENES, acontece de 25 a 29 de outubro de 2010 em Brasília, DF.
 
O Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES) é um evento promovido pela Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (CES/ABRH), que tem como objetivo principal a troca de experiências e a discussão de temas relevantes para a solução de problemas decorrentes dos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos, aproximando pesquisadores, técnicos, estudantes e gestores.
 
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) é uma entidade que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no Brasil. Através dos seus associados, a ABRH desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação, jurídico-institucional e social.
 
Atualmente, a ABRH mantém oito comissões técnicas que buscam reunir os associados em torno de um interesse específico dentro de áreas relevantes dos recursos hídricos. As comissões atuam organizando simpósios, cursos, palestras e publicações em suas áreas de interesse. Além disso, procuram atuar dentro do contexto nacional na busca de consenso na solução de problemas relevantes.
 
A área de engenharia de sedimentos é estratégica para o desenvolvimento do país, uma vez que trata de temas como a erosão do solo, o fluxo e a deposição de sedimentos em rios, reservatórios, deltas e estuários, bem como as interações entre as suas características e a qualidade da água.
 
O conhecimento sobre a produção e o fluxo de sedimentos é fundamental para o desenvolvimento de diversas atividades, como o abastecimento público de água , a agricultura , a geração de energia hidrelétrica , a navegação , o turismo e outras. Além disso, o estudo dos sedimentos representa uma importante ferramenta de análise ambiental , pois dependendo da intervenção do homem no comportamento hidrossedimentológico de uma bacia hidrográfica, severas alterações podem ser notadas nos ambientes aquáticos (flora, fauna, temperatura, pH, turbidez, características químicas e outras). Isso ressalta o caráter multidisciplinar da hidrossedimentologia (hidrologia, engenharia, química, biologia, geologia, agronomia, saneamento, matemática, física, etc.). A aplicação dos diversos domínios do conhecimento na busca por soluções aos problemas envolvendo os sedimentos é o que mais motiva a realização deste evento.
 
\"\"
 
Em cada uma das Sessões Técnicas serão apresentados e discutidos 8 trabalhos no formato oral, sendo disponibilizados 15 minutos por artigo.

Os trabalhos a serem apresentados na forma de pôster ficarão expostos durante todo o evento, sendo estabelecido um horário específico para a sua apresentação em parte dos intervalos de “Coffee Break”. Como forma de prestigiar a apresentação desses trabalhos, membros do Comitê Científico do evento serão organizados em grupos para assisti-las.


As duas Mesas Redondas serão compostas por um presidente e 3 palestrantes, com 30 minutos para cada apresentação e 30 minutos para o debate com a platéia. Os temas previstos para essa atividade são: (i) Impactos socioeconômicos e ambientais associados aos sedimentos; e (ii) Agronegócio, conservação de solo e recursos hídricos.

Cada Palestra terá 40 minutos de apresentação e 20 de discussão. Os temas previstos para as duas palestras são: (i) Pagamento por serviços ambientais decorrentes do controle da erosão; e (ii) Medição e controle de erosão em vertentes.

O Curso terá 8 horas de duração e abordará o seguinte tema: Modelagem dos processos de erosão, transporte e deposição de sedimentos em bacias hidrográficas. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Vicente Lúcio Lopes (Texas State University/EUA).

Na Visita Técnica os participantes serão levados para uma das estações da Rede Hidrométrica Nacional próxima de Brasília, para verificação, na prática, de como são efetuadas as medições de vazão e de fluxo de sedimentos em rios, dados fundamentais para a realização de estudos hidrossedimentológicos.
 
 
Fonte: ENES 2010


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!