Leilão de biodiesel movimenta R$1 bilhão
Concorrência acirrada e volume ofertado garantem menor preço histórico. Para analista, possível alta da soja pode reduzir a margem de lucro das usinas
Segundo analistas, a baixa no preço é reflexo de uma concorrência acirrada e do crescimento do mercado de biodiesel, o que tem deixado os fabricantes otimistas. Mas é preciso cautela. Na opinião do analista de mercado Miguel Biegai, uma alta no preço do óleo de soja, um dos principais insumos do setor, nos próximos meses, pode reduzir a margem de lucro das usinas.
"Historicamente, o mercado de soja interno tende a apresentar altas no último trimestre do ano" explica Begai. "Isso pode gerar prejuízos para as empresas já que tem-se aí um preço de venda de biodiesel fixado e o preço do insumo disparando". De toda a forma, a baixa no valor do biodiesel comercializado neste 19º leilão deve refletir positivamente no bolso do consumidor.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, os resultados ainda são preliminares e serão homologados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
