Oferta apertada faz algodão disparar

Compartilhar

Processadores de algodão do país, que previam inicialmente importar de 80 mil a 100 mil toneladas da pluma neste ano-safra, preparam-se para elevar esse volume para entre 150 mil e 200 mil toneladas por causa da quebra da produção nacional, provocada pelo clima adverso no desenvolvimento da planta.
 
Com 80% das lavouras colhidas, a estimativa – em decorrência das perdas – é de uma produção de 1,1 milhão de toneladas na safra 2009/10 ante a previsão inicial de 1,28 milhão, diz Haroldo Cunha, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
 
Com consumo interno de 1 milhão de toneladas e exportações de 300 mil toneladas, o déficit da pluma será de 200 mil toneladas, segundo estimativas da Safras & Mercado.
 
O problema é que a oferta de algodão no mercado internacional, que já vinha apertada, está mais crítica com problemas climáticos em importantes regiões, como Paquistão, cuja safra deve recuar 15% para 1,9 milhão de toneladas. A demanda mundial, puxada pela China, também se recupera mais rapidamente do que se esperava, diz Andrew MacDonald, consultor da Abrapa e da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil).
 
Essa combinação vem causando alta nos preços fora e dentro do Brasil. Em Nova York, o algodão acumula valorização de 6,4% em agosto, mesmo com a queda de 16 pontos no pregão de ontem, quando o contrato com vencimento em dezembro fechou a 83,86 centavos de dólar por libra-peso. Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a alta no mês é de 7,8% em Campo Verde, segundo o indicador do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).
O indicador Cepea/Esalq aponta alta em agosto de 11,47% com a libra-peso valendo 181,88 centavos de real. "O mercado está muito agressivo e com tendência de continuar subindo. A indústria têxtil está próxima de perder a rentabilidade com os preços nesses patamares", diz MacDonald.
 
Parte da solução está nas mãos do governo, que avalia permitir a importação de 150 mil toneladas da pluma sem o imposto de 10%. A benesse seria concedida para o período entre dezembro deste ano e maio de 2011, quando se espera que a situação da oferta seja mais crítica, diz MacDonald. Pelas regras atuais, a importação só é permitida sem a taxação quando o produto final é exportado. O Nordeste é isento do imposto.
 
Os incentivos, no entanto, devem parar por aí. Cunha, da Abrapa, não acredita que o governo fará leilões de prêmio de equalização (Pepro) para garantir subsídios diretos a 800 mil toneladas vendidas entre os anos de 2008 e 2009 a patamares abaixo do preço mínimo oficial. Em torno de 65% da safra que está sendo colhida foi vendida antecipadamente a valores entre 62 e 65 centavos de dólar, 20% abaixo dos níveis atuais.
 
"É possível que alguns produtores retenham algum estoque à espera dos preços mais altos que estão por vir. Mas serão volumes mínimos", afirma Cunha. A próxima safra do Brasil, estimada em 1,5 milhão de toneladas, já está 40% vendida antecipadamente.
 
Fonte: Valor Econômico


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!