Soja: Apesar de safra maior, demanda firme faz mercado subir
O relatório de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgado nesta quinta-feira trouxe dados que apontam um cenário de oferta confortável para a soja – a estimativa é de que a safra norte-americana 2010/11 seja de 93,43 milhões de toneladas.
Paralelamente, a demanda mundial, principalmente a chinesa – que deve ser de 52 milhões de toneladas neste ano, se mostra muito firme, o que promove um equilíbrio no mercado, evitando que as cotações sejam pressionadas.
Nos últimos dias o mercado financeiro como um todo tem se mostrado mais pesado diante de notícias de preocupação com as economias globais, o que poderia afetar o ritmo de crescimento da demanda. Entretanto, “quando avaliamos a questão da procura por alimentos, por commodities alimentares, o cenário é um pouco distinto. Nos últimos meses tivemos o problema com o trigo e com isso o mercado fica mais receoso, e a relação oferta x demanda é muito ajustada. Nesse momento, o cenário de demanda é o que traz essa sustentação para o mercado”, diz o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Agro.
Embora a tendência não seja essa, caso os problemas econômicos afetem a demanda chinesa, o impacto nas commodities agrícolas deverá ser menor do que em commodities energéticas ou metálicas, explica Lorenzet. O reflexo seria mais expressivo em termos especulativos, e qualquer movimento mais expressivo de retração econômica na China pode pressionar o mercado da soja.
Produção brasileira – Para o analista, a safra brasileira deve ficar entre as duas previsões vistas nesta semana, de 70 e de 65 milhões de toneladas, com um volume similar ao colhido no último ciclo.
USDA: Safras de soja e milho maiores do que o esperado
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou na manhã de hoje seu relatório de oferta e demanda mundial de agosto, estimando a área de soja 2010/11 nos Estados Unidos em 31,93 milhões de hectares, com produção de 93,43 milhões de toneladas e produtividade de 49,32 sacas por hectare. A estimativa do departamento ficou acima das expectativas do mercado, que trabalham com a produção de 91,609, com rendimento de 48,42 sacas por hectare.
Milho – Para o cereal, o USDA estima área de 35,57 milhões de hectares, com produção de 339,48 milhões de toneladas. A produtividade deve ficar em 172,59 sacas por hectare. Assim como para a soja, para o milho o mercado também tinha perspectivas menores: safra de 337,376 milhões de toneladas e rendimento de 171,65 scs/ha.
Estoques finais – Os estoques finais de soja da safra norte-americana 2009/10 foram reduzidos de 4,763 milhões para 4,35 milhões de toneladas, volume que veio abaixo do esperado pelo mercado, que estimava 4,518 milhões de toneladas.
Já os estoques finais de milho em 2009/10 ficaram em 36,22 milhões de toneladas. O mercado apostava em uma redução para 37,060 milhões de toneladas. Em julho, o USDA previa estoques de 37,543 milhões de toneladas de milho nos EUA.
Já os estoques finais da soja em 2010/11 continuaram em 9,80 milhões de toneladas, enquanto o mercado falava em 9,09 milhões de toneladas. Para o milho, 33,33 milhões de toneladas, pouco acima da expectativa do mercado, que era de 33,199 milhões de tonelada. No mês anterior, os estoques eram de 336,436 milhões de toneladas para o cereal.
China – as importações chinesas safra 2009/10 ficaram em 49,50 milhões de toneladas. Em julho, o estimado era de 48 milhões de toneladas. Para a safra nova, o departamento estima que as compras da China totalizem as 52 milhões de toneladas. O volume do último mês era de 50 milhões de toneladas.
Veja o resumo do relatório do USDA elaborado pelo analista de mercado Steve Cachia, da Cerealpar.
Fonte: Redação NA – Com informações do USDA

