Hortaliças: Alta na renda e saúde elevam o consumo

Compartilhar

Oferta de frutas e produtos hortícolas cresce com maior interesse dos supermercadistas.
Em dez anos, a produção brasileira de hortaliças cresceu quase 7 milhões de toneladas, para perto de 20 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por trás desse crescimento está a maior adoção de tecnologia no campo, mas também o aumento no consumo.

De um lado, os supermercados perceberam a importância de investir no segmento chamado de FLV (frutas, legumes e verduras), que traz o consumidor à loja com mais frequência. De outro, a preocupação com a saúde e o aumento da renda média da população estimularam a busca por esses alimentos. "Nos últimos 18 a 24 meses, o segmento de sementes de hortaliças vai muito bem", avalia o consultor especializado Márcio Nascimento, responsável por um projeto de aumento de consumo da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM).

O bom momento está ligado a uma profissionalização do setor, e também à melhoria da rentabilidade de grandes culturas agrícolas como a soja. "Sempre que os grandes cereais vão mal alguns produtores tentam a sorte nas hortaliças, elevando a oferta e reduzindo os preços", explica o diretor de hortaliças da Monsanto, Álvaro Peixoto. Foi o que aconteceu com a crise de 2005 e 2006 na soja e no milho. Só em 2008, segundo o executivo, é que o mercado de hortaliças começaram a se recuperar.

Consumo

O baixo consumo per capita do país é visto como oportunidade. "O brasileiro consome mais carne bovina do que hortaliças, o que é um contrasenso", diz Peixoto. Segundo ele, no Brasil o consumo é de cerca de 45 quilos anuais por habitante, contra uma recomendação de 145 quilos por habitante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU).

Ainda é uma distância grande, e um dos caminhos para diminuí-la está no desenvolvimento de variedades mais resistentes e duradouras de hortaliças. Isso porque as perdas entre as lavouras e a mesa dos consumidores são muito grande. Considerando uma produção de 19,3 milhões de toneladas de hortaliças em 2008, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a disponibilidade total seria de 104 quilos por habitante. "Talvez haja algum vácuo que não está sendo monitorado entre os números de produção e consumo, mas as perdas são de fato muito grandes", diz Nascimento.

 
Fonte: Brasil Econômico


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!