Soja louca II causa perdas de 40% em 5 regiões produtoras
Pesquisadores de diversas instituições se reúnem para criar estratégias de combate à anomalia cuja origem é desconhecida.
Uma anomalia que provocou perdas de 40% na última safra em pelo menos cinco Estados produtores de soja tornou-se o centro das atenções dos pesquisadores. A Soja Louca II, cuja origem é desconhecida, será um dos temas debatidos na 31ª reunião de Pesquisa de Soja, que começa hoje, em Brasília (DF). Além dos já conhecidos sintomas de haste verde e retenção foliar, que podem ser causados por percevejos ou problemas fisiológicos, a nova anomalia se caracteriza por causar o afilamento das folhas, o abortamento de flores e a necrose de vagens.
— O afilamento das folhas acontece quando a planta ainda está no estado vegetativo, quando os trifólios ficam mais verdes e mais finos. O produtor percebe que tem algo acontecendo no campo se comparar com um trifólio normal, com menos pilosidade. O abortamento das flores e vagens pode ser percebido quando há uma superbrotação anormal. Além disso a anomalia pode ser identificada por uma planta com arestas, pois o caule não fica tão redondo. As vagens podem apresentar menos grãos, porém mais pesados. E a planta também pode apresentar vagens com necrose — descreve o pesquisador Dionísio Luiz Pisa Gazziero, da Embrapa Soja.
A Soja Louca II foi relatada no Maranhão, Mato Grosso, Pará, Goiás e Paraná. Por ser uma anomalia de origem desconhecida, entretanto, ainda não existe uma recomendação definitiva de controle. Segundo Gazziero, o importante é que o agricultor saiba diferenciar a haste verde e retenção foliar da Soja Louca II daquilo que é causado por percevejos ou problemas nutricionais ou fisiológicos. A partir da observação visual desses e dos outros sintomas citados, o ideal é que o produtor adote as tecnologias normalmente recomendadas para o cultivo da soja.
— Normalmente o responsável técnico pela propriedade conhece essas recomendações, como deve ser feito o manejo adequado da área, o manejo adequado da palha, da planta daninha, a rotação de culturas. Baseado nos relatos, sabe-se que se você plantar essas tecnologias de manejo adequado, ocupando adequadamente a área, a possibilidade de se ter o problema diminui sensivelmente. A tendência é que a anomalia apareça numa intensidade muito pequena, insignificante até, eu diria. Então não há nenhum produto, não há nada. Siga as recomendações conhecidas e indicadas principalmente — indica Gazziero.
Fonte: Rio Branco.net
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!










