O que é DEP?
A Avaliação Genética é ponto de partida para o processo de seleção. Fornece ao criador as estimativas de DEPs (Diferença Esperada na Progênie) que são ferramentas essenciais para se conhecer o rebanho geneticamente, auxilia na tomada de decisões visando progresso genético contínuo e aumento da produtividade.
Diferença Esperada na Progênie (DEP)
A DEP prediz a habilidade de transmissão genética de um animal avaliado como progenitor. Ela é expressa na unidade da característica (exemplo: kg para peso, cm para perímetro escrotal e meses para idade ao primeiro parto), com sinal positivo ou negativo.
DEP para Efeito Direto
É uma previsão da habilidade de um animal em transmitir genes para crescimento ou fertilidade à sua progênie(exemplo: peso aos 450 dias de idade,perímetro escrotal aos 365 dias de idade).
DEP para Efeito Materno
Esta DEP refere-se àquelas características que são influenciadas por fatores presentes na mãe do individuo (exemplo: produção de leite). Prediz a diferença esperada em peso da progênie das filhas do reprodutor em questão, quando comparado aos de outros reprodutores avaliados na análise.
DEP para Efeito Materno Total
É calculada como a metade da DEP direta mais o valor da DEP maternal. Expressa em Kg o potencial de desmama que um touro transmite à progênie de suas filhas, pois inclui a habilidade de crescimento de seus etos e a produção de leite de suas filhas.
Tipos de DEPs
DEP de pedigree: calculada a partir de informações de genealogia (pedigree) do animal. A acurácia desta DEP é baixa e altera com o acréscimo de informações de desempenho individual e/ou de progênies. Animais jovens sem desempenho fenotípico e animais FIV ou TE sem progênies têm as DEPs calculadas pelo pedigree.
DEP interina: calculada pelas informações de genealogia e desempenho animal. A acurácia desta DEP é baixa e muda com o acréscimo de informações de desempenho das progênies do animal. Animais jovens com desempenho dentro dos grupos de contemporâneos têm DEP interina.
DEP de progênie: calculada com todas as informações, principalmente, pelo desempenho das progênies. Informações genealógicas e/ou desempenho próprio do animal podem ser utilizadas para seu cálculo. Quanto maior o número de progênies avaliadas e mais ampla a distribuição nos diferentes grupos de contemporâneos e de rebanhos, maior a acurácia desta estimativa.
Base Genética
A base genética é formada pelos animais fundadores na avaliação genética, que são aqueles sem informação dos antecessores. A média das DEPs destes animais é próxima de zero (referência na Avaliação Genética).
Fonte: ANCP
Links Relacionados:
Quais são as características avaliadas pela ANCP?
O que é MGT – Mérito Genético Total?