Louis Dreyfus amplia aportes na Argentina
O grupo de origem francesa Louis Dreyfus, um dos maiores negociantes de grãos do mundo, informou na noite de quarta-feira que está pronta para iniciar operações em um complexo portuário que demandou investimento de ao menos US$ 115 milhões de dólares na Província argentina de Santa Fe. "A presidente [Cristina Fernández de Kirchner] firmou o decreto de habilitação do Porto de Timbúes", informou a multinacional em comunicado.
Em reunião com a presidente, os diretores da empresa também comentaram seu plano de investimento em um novo complexo agroindustrial na cidade de Bahía Blanca, ao sul da Província de Buenos Aires. O investimento previsto é de US$ 190 milhões.
"Acreditamos que, com políticas consistentes, poderemos elevar os investimentos em portos e plantas de processamento nos próximos anos e continuar gerando maior quantidade de postos de trabalho e valor agregado à nossa produção agrícola", afirmou Silvia Taurozzi, diretora-geral da subsidiária Louis Dreyfus Commodities Argentina.
A Argentina é o terceiro maior país exportador mundial de soja e o maior fornecedor global de óleo e farelo derivados. O Ministério da Agricultura argentina estimou na quarta-feira que a produção da oleaginosa chegará ao recorde de 52,5 milhões de toneladas nesta safra 2009/10. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima 54 milhões de toneladas.
Fonte: Reuters, de Nova York