Consecana terá revisão neste ano

Compartilhar

\"\"O Conselho dos Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Álcool de São Paulo (Consecana) deve concluir nos próximos meses a revisão do modelo atual do Consecana, em vigor há cinco anos. Conforme estatuto do conselho, a cada cinco anos os critérios e indicadores que compõem o modelo de cálculo podem passar por mudanças para se ajustar à nova realidade do mercado.

O Valor apurou que o ponto-chave da revisão deve versar em torno da mecanização da colheita de cana, que trouxe realidades diferentes de custos e rendimento para plantadores e usinas.

Segundo dados da Organização dos Plantadores de Cana do Centro Sul (Orplana), os custos de produção por tonelada de cana saíram de R$ 44,74 na safra 2007/08 para R$ 53,43 na temporada recém-finalizada, a 2009/10. "Além de maior custo com fertilizante, essa alta se deveu a adequações trabalhistas e também custos com mecanização da colheita", diz Ismael Perina Júnior, presidente da Orplana.

O presidente da Associcana, que representa os fornecedores de Jaú (SP), Antônio Augusto Beluca, defende que o modelo seja revisto a cada dois anos, e não a cada cinco anos, como hoje determina o estatuto.

 

 

Fonte: Valor Econômico


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: