Famasul lança hoje venda e compra eletrônica de carne bovina - Agron Agronégocios Online

Famasul lança hoje venda e compra eletrônica de carne bovina

Compartilhar

\"\"A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e a Bolsa Brasileira   de Mercadorias lançam nesta segunda-feira, em Campo Grande, um sistema inovador de negociação de bovinos para abate. Iniciativa da Comissão de Bovinocultura de Corte da Famasul, o projeto está sendo chamado de Venda e Compra Eletrônica de Carne Bovina e promete revolucionar a comercialização de boi gordo no País.

Pela nova modalidade de comercialização a boiada será ofertada na Bolsa tal como é realizado com as commodities agrícolas, utilizando-se a intermediação de corretores credenciados. O sistema prevê que, mediante o cadastramento de pecuaristas e frigoríficos, a indústria deposite antecipadamente 90% do valor do lote negociado antes do embarque dos bois em uma conta neutra, gerida pela própria bolsa, ficando o restante do acerto para depois da pesagem dos animais.

A negociação eletrônica vai trazer mais segurança aos pecuaristas na hora de vender o produto aos frigoríficos, tendo em vista que o gado só será embarcado mediante a garantia do depósito dos valores previamente acertados. O que atende ao objetivo da venda à vista, alimentados por uma campanha realizada pela Famasul entre os produtores, juntamente com federações de outros estados do Centro-Oeste desde o ano passado.

O coordenador da Comissão de Bovinocultura de Corte da Famasul, José Lemos Monteiro, ressalta que a entidade investiu na elaboração do projeto motivada pelos últimos acontecimentos envolvendo a falta de pagamento por parte de redes frigoríficas. “O que queremos é dar ao pecuarista uma oportunidade diferente de comercialização dos produtos, garantindo melhores condições de recebimento”, destaca.

Mas o sistema não traz vantagens apenas para os pecuaristas. Conforme Monteiro, com a democratização da oferta de gado os pequenos frigoríficos terão a mesma competitividade dos grandes na hora de negociar com os pecuaristas. Além disso, continua, a oferta sistemática e organizada de carne permitirá às indústrias frigoríficas o planejamento dos abates, evitando os prejuízos trazidos com a estrutura operacional ociosa.

Anuncio congado imagem

Lançamento

O sistema de Venda e Compra Eletrônica de Carne Bovina será lançado oficialmente hoje, às 18h30, na Famasul, em Campo Grande. O evento terá a presença do presidente Famasul, Eduardo Corrêa Riedel, do presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias, Joaquim Ferreira, e do assessor de Novos Produtos da Bolsa, Edílson Alcântara.



Fonte: Diário MS


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!