Bolívia vai exportar coca para o brasil

Compartilhar

A Bolívia poderá exportar coca a mercados do Brasil, Argentina e Paraguai com as reformas que o partido do presidente Evo Morales fará na legislação antidrogas vigente no país, afirmou nesta segunda-feira um deputado governista.

O deputado Jorge Silva disse que a exportação é uma das propostas para a modificação da lei 1008 do regime da coca e substâncias controladas, cujas reformas serão debatidas no próximo Parlamento.

A Assembleia Legislativa Plurinacional que assumirá em 6 de janeiro será controlada pelo governista Movimento Ao Socialismo (MAS) tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

Silva, que é um influente dirigente do MAS, mas não se candidatou para a reeleição na Assembleia, disse à "Red Uno" de televisão que a modificação da lei terá como principal base a análise do mercado interno e, em segundo, a industrialização da coca.

"Um terceiro elemento para nossa proposta é a possibilidade de exportar a folha de coca ao Brasil, Argentina e Paraguai", disse Silva.

Anuncio congado imagem

Segundo a Lei 1008, os camponeses podem cultivar no país até 12 mil hectares de coca majoritariamente na zona de Los Yungas, mas segundo dados divulgados em meados deste ano pelas Nações Unidas, existem no país cerca de 30,5 mil hectares.

O governo Morales expressou várias vezes seu plano de que o limite da legislação antidrogas seja aumentado de 12 mil para 20 mil hectares, com o argumento de que aumentou a demanda para usos legais desses cultivos.

A coca é usada na Bolívia com fins rituais, culturais, medicinais e industriais em chás, xaropes e licores, mas também é desviada ao narcotráfico, para a elaboração de cocaína.

Foto: Lula e Morales usando colar feito de folha da coca

Fonte: Terra


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp ( clique aqui ), e no grupo do WhatsApp ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!