Consumo de alimentos cresce no final de 2009 - Agron Agronégocios Online

Consumo de alimentos cresce no final de 2009

Compartilhar

Consumo de alimentos cresce 13,8% no 3º trimestre

 

Com um crescimento de 16,8% no volume de compras de bens não duráveis no 3º trimestre deste ano, as classes D e E foram as campeãs no consumo e com isso puxaram o crescimento geral do volume de compras em 9,7%, comparado ao mesmo período de 2008. Os dados foram divulgados ontem (21) pela consultoria LatinPanel.

A classe C registrou um aumento de 7,7% no volume médio de compras, enquanto as classes A e B aumentaram o consumo em 5,2%. O estudo ainda aponta que o gasto médio pelas famílias com as cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza cresceu 10,7% no 3º trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. As classes D e E também foram as responsáveis pela expansão nesta categoria, com 14,3% de aumento de gastos. O segundo maior crescimento se deu na classes A e B (9%). Seguida pela classe C (8,4%).

Alimentos tiveram o maior crescimento médio, de 13,8% no 3º trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. Limpeza ficou em 2º, com ascensão de 9,2%, e bebidas em 3º, com 6,2%. A cesta de higiene e beleza cresceu, porém em menor patamar, com 3,1%.

As categorias que mais se destacaram em aumento de volume médio no terceiro trimestre de 2009 foram Pães (36%), Iogurte (10%), Desodorante, Água Sanitária e Leite Fermentado (8%), Margarina, Biscoito, Salgadinhos e Detergente em Pó (7%). Apenas três categorias tiveram menor consumo, impactadas principalmente pelo aumento do preço, são elas: Manteiga, Polpa+Purê e Absorvente higiênico.

O número de categorias presentes no carrinho de compras dos brasileiros também cresceu, saltando de 17 itens no 3º trimestre de 2008 para 22 no mesmo período deste ano. Destaque para a classe C, que saltou de 19 para 23, incluindo Iogurte, Cleaners, Salgadinhos e Massa Instantânea em seu dia-a-dia de consumo, e para a população de baixa renda (DE), que saltou de 15 produtos para 18, incluindo em sua cesta água sanitária, detergente líquido e massa instantânea. As classes A e B permaneceram estáveis.

Anuncio congado imagem

A LatinPanel capta semanalmente os dados de consumo em 8,2 mil domicílios brasileiros. A amostra avalia a performance de mais de 70 categorias e representa 91% do potencial de consumo domiciliar do País.

Fonte: Portal Terra


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!