Ms: cresce utilização de integração lavoura-pecuária

Compartilhar

É cada vez maior o número de produtores sul-matogrossenses que aderem as técnicas recomendadas pelo sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura (ILPS), implantadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DEPROS/MAPA).

Segundo Dirceu Luiz Broch, Diretor da Fundação MS – Pesquisa e Tecnologia, aproximadamente 5% dos produtores do Estado aplicam as técnicas de integração Lavoura-Pecuária (ILP) e em torno de 1% dos produtores já implantou o sistema de produção ILPS ou ILPF (florestas). O município de Maracaju foi pioneiro na atividade no Mato Grosso do Sul, através do produtor e emprendedor, Ake Van Der Vine. Hoje o município conta com cinco propriedades modelo em ILPS.

De origem holandesa, Ake, possui 1.000 hectares no sistema ILP. No total são 750 hectares de soja e 250 hectares de pastagens onde são engordadas anualmente mil cabeças de gado. Para Brock, o bom exemplo do produtor já virou moda na região e hoje quem vem praticando o sistema de produção com integração, tem tido uma rentabilidade de aproximadamente R$ 600,00 a mais por hectare, em relação ao sistema convencional de produção.

O sistema de produção com integração lavoura-pecuária se adapta muito bem ao bioma cerrado. Além de ser uma das melhores opções para recuperação de pastagens degradadas, potencializa a produtividade na pecuária e produção de grãos.

O plantio de lavouras é uma alternativa de curto prazo utilizada pelos produtores de Maracaju e região, como forma de recuperar áreas degradadas, além de ajudar a financiar e reduzir os custos de implantação das pastagens e florestas.


A degradação do solo prejudica a produção agrícola, favorece o aparecimento de espécies invasoras (plantas daninhas) e diminui a cobertura vegetal, ocasionando erosão por chuva ou vento. "A integração otimiza o uso do solo, com a produção de grãos em áreas de pastagens e melhora a produtividade pela renovação, ao aproveitar a adubação residual da lavoura, com maior ciclagem e incremento da matéria orgânica", explica o técnico da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Maurício Carvalho.

A integração lavoura-pecuária-floresta é empregada em diferentes sistemas de produção de grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, que podem ser realizados na mesma área. "É uma alternativa para o produtor rural porque oferece oportunidades de negócios e a diversificação das atividades econômicas, além da questão de sustentabilidade da propriedade", afirma. Carvalho também explica que, há três anos, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) desenvolve o sistema ILPS em dez estados, a maioria no bioma cerrado. "Nessas áreas, a degradação ocorre mais rapidamente que em solos de maior fertilidade, como os da região Sul do País. Por isso o Mapa não tem medido esforços na realização de cursos de capacitação, publicação de materiais explicativos e políticas de crédito específicas para que o produtor consiga recursos para adequação da propriedade ao sistema conservacionista.

Para estimular a recuperação de pastagens, o Ministério da Agricultura criou o Programa de Produção Sustentável do Agronegócio (Produsa). A iniciativa oferece linha de crédito de investimento para adoção de sistemas de produção agropecuária, que respeitam a legislação ambiental. Os limites de crédito chegam a R$ 400 mil, com juros de 5,75% a 6,75%, por beneficiário. O prazo de reembolso varia de 5 a 8 anos, dependendo da área de atuação.

Fonte:  SEPDAG/SFA/MS – MAPA


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!