índices de produtividade: opinião - Agron Agronégocios Online

índices de produtividade: opinião

Compartilhar

O leitor  Wilson Tarciso Giembinsky, de Paracatu-MG, enviou o seguinte comentário.

"A propriedade tem que ser economicamente viável. As leis do mercado não obedecem decretos e índices de produtividade.

Quanto mais produzo, mais cai o preço, e acabo tendo prejuizo; e com prejuizo, não tem como cumprir a função social.

Quebro produzindo ou tenho que mudar o foco da minha atividade…
Na agricultura é difícil mas é possivel um ano plantar soja, outro milho, outro amendoim, outro girassol, outro canola, etc, conforme as demandas do mercado e lucratividade, embora tenha que recorrer a suporte técnico e maquinário para tanto.

Na pecuária não tenho como produzir leite este ano, cria no outro, tourinhos no outro, engorda no outro, recria no outro, soja no outro, leite no outro… mas tem como alimentar melhor minhas vacas e selecionar meu rebalho para produzir mais leite… mais carne…


Mas se eu tiver prejuízo, como tem acontecido, de R$ 0,04/litro, quanto mais eu produzir mais eu perco, e saturo o mercado aumentando o prejuizo.

Qualquer indústria aumenta ou diminui a produção e a produtividade conforme o mercado. Dá férias coletivas, demite, férias coletivas prorrogadas. Na fazenda isto não é possível.

Não é ser ocioso, é ser economicamente viável, é manter o mercado abastecido, sem saturar, para que a atividade seja viável. Quando o mercado está saturado os preços caem e tenho prejuízo, saio da atividade, quebro, paro, o mercado fica desabastecido, gritaria, inflação…

Quero ter a liberdade de regular a minha produção de acordo com o mercado. Ter lucro e poder cumprir a função social. Ficar no mercado e não ser alijado dele por conta de índices de produtividade."

Qual sua opinião? Cadastre-se e comente.

Opinião da CNA sobre a revisão dos índices de produtividade:

Durante o seminário "CNA discute o Brasil", realizado no dia 10/11, na sede da entidade, em Brasília, a senadora Katia Abreu afirmou que a exigência de índices de produtividade para o setor agropecuário "é uma agressão à livre iniciativa, que consiste em um dos pilares da democracia". Segudno ela, "o produtor rural como empresário que visa ao lucro de sua propriedade privada é que deve decidir quanto, quando e o que produzir, levando em conta um conjunto de fatores. Não é o governo com suas decisões que deve vir com a mão forte e pesada nas decisões do empresário querendo revisar os índices de produtividade", disse a senadora." ( Leia aqui a matéria na integra )

 

Fonte: Milkpoint


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!