Geração de empregos da citricultura
Citricultura gera dez mil vagas de empregos nos três primeiros meses da safra 2020/2021.
Setor responde por 8,89% do total de admissões feitas pela agricultura em todo o País no ano.
A citricultura continua sendo uma das principais culturas geradoras de empregos no País. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), de julho a setembro de 2020, período que marca o primeiro trimestre do ano safra 2020/2021, o setor gerou um total de 10.554 postos de trabalhos.
Apesar de o valor representar uma redução de 14% em relação às 12.339 vagas geradas no mesmo período da safra anterior, os pomares de laranja mostram uma participação importante no total de vagas criadas no país, respondendo por 8,89% do total de admissões feitas pela agricultura em todo o Brasil, que soma 118.716 vagas.
A diminuição nas admissões da citricultura acontece por causa da bienualidade da safra, que nesta temporada tem uma produção cerca de 26% menor em comparação ao período passado. “A colheita da citricultura é extremamente demandante de mão de obra. Uma colheita menor, acaba necessitando de menos pessoas. Mas ainda assim, podemos observar uma participação importante do setor na geração de empregos”, analisa o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto.
Do total das vagas criadas pela citricultura, 86% estão no Estado de São Paulo, com um total de 9.163 admissões. Isso significa que do total de 63.547 vagas criadas pela agricultura paulista entre julho a setembro de 2020, a produção de laranja foi responsável por 14,42%. De janeiro a setembro desse ano, a citricultura já soma 31.584 admissões. “O fato é que a citricultura, todos os anos, colabora com cerca 40 mil vagas ao longo do ano, com todas as proteções legais aos trabalhadores em regiões que são carentes de vagas formais, o que gera renda e desenvolvimento para o interior de São Paulo”, explica Netto.
FONTE: DATAGRO.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











