Importações ameaça desmonte do mercado de lácteos

Compartilhar

Alta das importações ameaça desmonte do mercado de lácteos, alerta Faesp.

Recorde de importação e inexistência de estoques afetarão a comercialização dos produtos.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) alerta o Governo Federal sobre o aumento do volume de importações e os riscos de que provoque desequilíbrios no mercado de lácteos. Em outubro último, registrou-se o recorde, desde 2007, do ingresso de leite estrangeiro.

“Enfrentam-se, neste momento, os custos mais altos já vistos para a produção de leite, levando em conta toda a história do Brasil. Sem ação do governo, a perspectiva em curto prazo é de prejuízo, infelizmente”, afirma Wander Luís Carvalho Bastos, coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da FAESP.

No segundo trimestre de 2020, o movimento de importação foi 62,8% superior ao de igual período de 2019, com destaque para o volume de setembro, com aumento de 80%, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). “A única medida que o governo pode adotar agora para que a cadeia de leite não sofra é fechar as importações por cerca de três ou quatro meses. É o que o setor está pedindo.”

Anuncio congado imagem

Vale lembrar que, no acumulado das operações em 2020, os produtores agropecuários brasileiros enfrentaram desafios nunca vistos antes, como o encarecimento dos insumos, aumento dos custos de produção e da tributação dos produtos e o atípico movimento de compras mantido pela pandemia. A FAESP e o setor agropecuário têm trabalhado muito no sentido de contribuir para manter o abastecimento de alimentos e continuam a propor soluções para preservação da segurança alimentar no Brasil.

Impacto das importações

São maiores as importações do Mercosul: Leite em pó (Argentina) e muçarela (Argentina e Uruguai), que abastecem o mercado de pizza em São Paulo. A princípio, o leite já desvalorizou em torno de 15%.”Tem produtor que vende diretamente à indústria, que também compra das cooperativas pequenas. No segundo caso, trata-se do chamado Leite SPOT”, explica Bastos, ao lembrar que o produto que se comercializa entre as indústrias já sofreu queda de 20%.

Pleito setorial

A FAESP apoia as propostas defendidas pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e apresentadas, por meio de ofício, ao Governo Federal. O documento prevê atividades que poderão contribuir para a preservação da cadeia láctea, valendo-se da operacionalização da política agropecuária, como os leilões conduzidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para compra de insumos a preços mais acessíveis. Há, ainda, a subvenção ao prêmio pago na aquisição de contratos na opção privada de compra de grãos e o aperfeiçoamento do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que pode viabilizar a atividade leiteira dos pequenos e grandes criadores para a agroindústria, permitindo a comercialização dos produtos lácteos brasileiros.

FONTE: DATAGRO.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!