Categories: Economia

Cenário da agricultura brasileira em fórum americano

Brasil revela cenário da agricultura brasileira em fórum americano.

Representantes do Mapa e da Conab participam nos EUA do Agricultural Outlook Forum.

Publicidade

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai estar presente nos debates do 95º Fórum sobre Perspectivas da Agricultura (Agricultural Outlook Forum), nesta quinta (21) e sexta-feira em Arlington, na Virginia (EUA).

Com o tema Crescendo Localmente, Vendendo Globalmente, o encontro é promovido anualmente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês) e abordará questões e tendências atuais que afetam a produção agrícola e os mercados globais.

O coordenador geral de Avaliação de Políticas e Informação da Secretaria de Política Agrícola (SPA), José Garcia Gasques, apresentará os resultados do Estudo da Produtividade da Agricultura Brasileira do período de 1975 a 2017. O trabalho mostra que a taxa média de crescimento da produção agropecuária foi entre 3,8% e 4% ao ano no período. A produtividade do setor tem crescido nos últimos 42 anos graças à evolução da taxa média anual de 3,43%, superior ao da agricultura americana, de 1,38% ao ano.

Gasques mostrará que o aumento da produtividade brasileira foi decorrente do crescimento da quantidade produzida, e também da inclusão de produtos de maior valor agregado, como carnes, frutas, produtos do setor sucroalcooleiro e grãos.

O gerente de Produtos Agropecuários da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fará palestra sobre a Perspectiva brasileira da soja e milho: principais oportunidades e desafios. A ideia é apresentar dados de produção, área e produtividade de soja e milho, a importância do milho 2ª safra, as oportunidades para a produção brasileira destas duas commodities, potenciais mercados e principais gargalos, como questões logísticas do Brasil. Também apresentará a evolução do Arco Norte como rota de escoamento.

O fórum também terá a participação do assessor da SPA/Mapa, Sávio Pereira.

FONTE: MAPA.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

Vaca Gigante: Conheça o monstro de 1,4 tonelada da Austrália

Uma vaca gigante da raça Holandesa está impressionando o mundo na Austrália. Com quase 2…

3 horas ago

Galinha vira galo? O fenômeno da reversão sexual em aves

Entenda como a reversão sexual em aves transformou uma galinha em galo no Brasil. Descubra…

4 horas ago

Transmutação Nuclear: Ouro criado a partir do chumbo no LHC?

Cientistas no LHC usam transmutação nuclear para transformar chumbo em ouro durante simulações do Big…

4 horas ago

Agricultor busca água e acha petróleo no CE; Entenda a lei

A descoberta de petróleo em sítio no CE gera dúvidas sobre a posse do subsolo.…

5 horas ago

Vacas: como amizades secretas moldam emoções e comportamento no rebanho

O comportamento das vacas revela uma complexidade silenciosa que passa despercebida no dia a dia…

10 horas ago

5 curiosidades sobre o comportamento dos cavalos que provavelmente você não conhece

Há algo silenciosamente fascinante nos cavalos que vai além da estética ou da força física.…

11 horas ago

This website uses cookies.