Categories: Economia

EUA: Exportação de frango no 1º quadrimestre

EUA: Principais importadores de frango no 1º quadrimestre.

10 principais importadores da carne de frango norte-americana propiciaram ao país um aumento anual de 15% no volume adquirido.

Publicidade

Completando o primeiro quadrimestre de 2017, os 10 principais importadores da carne de frango norte-americana propiciaram ao país um aumento anual (sem dúvida significativo) de 15% no volume adquirido. O detalhe, aqui, é que esse aumento esteve concentrado em quatro países: África do Sul (que, ao registrar aumento não muito distante dos 200%, saltou da 17ª para a 7ª posição), Cazaquistão (aumento de mais de 100% e passagem da 16ª para a 9ª posição), Angola (também mais de 100% de aumento, passando da 8ª para a 3ª posição) e Cuba (há um ano sexto; agora, segundo maior importador da carne de frango dos EUA, graças à aquisição de um volume 66% maior).

Ou seja: entre os 10, três importadores (Hong Kong, Guatemala e Filipinas) registraram aumentos moderados, de 3% a 8%, enquanto os três restantes (México, Taiwan e Canadá) reduziram o volume anteriormente adquirido. E se o grupo dos 10 permanecesse com os mesmos integrantes do ano passado (saíram Iraque e Chile), o incremento no quadrimestre teria sido de apenas 2%. Porque o Iraque reduziu a importação em mais de 50% e o Chile em quase 10%.

Analisando-se a representatividade desse grupo nas exportações brasileiras do primeiro quadrimestre de 2017 constata-se que apenas dois deles reduziram suas importações: Cuba e Filipinas.

É possível observar, ainda, que nesse grupo dois países também estão entre os 10 principais importadores da carne de frango brasileira: Hong Kong e África do Sul. O preocupante é constatar é que enquanto as importações sul-africanas do Brasil aumentaram 19%, as dos EUA cresceram dez vezes mais – 190%.

Esse crescimento é resultado de uma ampla abertura do mercado sul-africano às importações norte-americanas, depois de ameaças de retaliação comercial à África do Sul. Com ela, o volume proveniente dos EUA há um ano – correspondente a menos de 20% do exportado pelo Brasil naquele quadrimestre – agora representa mais de 45% das exportações brasileiras para a África do Sul.

De toda forma, excetuados Hong Kong e África do Sul, os principais importadores dos EUA vêm tendo menor participação nas exportações brasileiras. No primeiro quadrimestre de 2017, por exemplo, os cinco países remanescentes atendidos também pelo Brasil representaram menos de 6% das exportações brasileiras de carne de frango in natura.

FONTE: AVISITE.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

Fluffy Cows: O fenômeno que virou negócio milionário

Fluffy Cows viralizaram pela pelagem impressionante e conquistaram a internet. Descubra como surgiram e o…

5 horas ago

Preço da soja hoje quarta-feira: Confira valores por estado

Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado nas principais regiões produtoras do…

5 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Veja valores por estado hoje quarta-feira

Confira o preço do milho saca de 60 kg atualizado em diversos estados brasileiros e…

5 horas ago

Pouca gente conhece a calatheia lancifolia, mas a luz incorreta apaga o desenho das folhas rapidamente

Calatheia lancifolia pode perder o desenho das folhas com luz inadequada. Veja como ajustar a…

8 horas ago

Boi China a Prazo redefine preços no mercado nesta quarta-feira

O Boi China a Prazo apresenta novos valores por estado. Confira a tabela completa e…

8 horas ago

Filhotes de Spitz Alemão que fazem xixi fora do lugar quase sempre respondem a um erro simples de rotina

Entenda por que filhotes de Spitz Alemão fazem xixi fora do lugar e como um…

9 horas ago

This website uses cookies.