Micotoxina pode afetar a saúde humana, diz especialista

Compartilhar

Para quem acha que as micotoxinas não chegam a afetar o bem-estar das pessoas, está enganado. Se alimentar de produtos contaminados pelo  metabólico tóxico [micotoxinas] pode ser prejudicial à saúde e estimular inúmeras doenças metabólicas. Então, as dúvidas entre os mais otimistas dos consumidores são: o que são, de onde vem e como ocorre a contaminação por  micotoxinas?

De acordo com o coordenador de especialidades, Jefferson Bittencourt, da Quimtia Brasil, as micotoxinas são substâncias produzidas por certas espécies de fungos em grãos que são essenciais para a produção de ração animal. No entanto, não são todas que contaminam os alimentos. “Algumas das micotoxinas que devem ser analisadas com cuidados são as aflatoxinas, a zearalenona, os tricotecenos, a fumonisina e a ocratoxina”, analisa.

Segundo ele, ingestão de micotoxinas por seres humanos ocorre principalmente por meio do consumo de produtos e derivados que estão contaminados, como a carne, leite, queijo e outros. “A intoxicação pode acarretar no aparecimento de câncer, problemas gastrointestinais, renais e nervosos”, afirma o especialista.

PREOCUPAÇÃO GLOBAL

A contaminação pelas micotoxinas dos alimentos e rações vem se tornando uma preocupação global, o que vem levando vários países a adotarem legislações para proteger os consumidores e minimizar possíveis prejuízos econômicos.


Para Jefferson, com a evolução tecnológica para a produção, armazenamento e distribuição dos alimentos, assim como para a identificação, prevenção e descontaminação das micotoxinas, tem garantindo cada vez mais uma produção de alimentos de alta qualidade e com baixa contaminação.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!