Arábia Saudita tem queda do petróleo - Agron Agronégocios Online

Arábia Saudita tem queda do petróleo

Compartilhar

Após queda do petróleo, sauditas preparam inédita emissão de bônus.

País tentará levantar recursos para equilibrar seu orçamento, bastante dependente das vendas da commodity; em 2015, Arábia Saudita teve déficit de 100 bilhões de dólares.

A Arábia Saudita contratou os bancos JPMorgan, HSBC e Citigroup para ajudar a vender títulos no mercado internacional, no que seria sua estreia com emissão de bônus, segundo uma fonte familiarizada com o assunto. O país quer fortalecer suas finanças, prejudicadas pelos baixos preços do petróleo.

O governo saudita já garantiu um empréstimo de 10 bilhões de dólares de um consórcio de credores internacionais em abril e vendeu dívida para seus bancos domésticos. A Arábia Saudita e seus vizinhos do Golfo Pérsico – cuja fonte de receita principal decorre da venda de petróleo e gás – estão cada vez mais emitindo dívidas nos mercados internacionais por causa da pressão sobre as finanças públicas nesse período de preços baixos do petróleo.

O Qatar vendeu 9 bilhões de dólares em bônus no mês passado, enquanto Omã recentemente levantou 2,5 bilhões de dólares e o emirado de Abu Dabi captou 5 bilhões de dólares com emissão de títulos. No início de junho, o ministro das Finanças da saudita afirmou que o país estava se preparando para explorar os mercados internacionais pela primeira vez.


Os gestores de fundos e banqueiros especulam que a operação da Arábia Saudita pode exceder o valor de 9 bilhões de dólares conseguido pelo Qatar, mas o ministro saudita disse que ainda não havia nenhuma decisão sobre o montante final que o país deseja levantar. “A partir de agora, o tamanho é indeterminado.. Vai depender do apetite do mercado”, disse a pessoa familiarizada com o assunto. O país também não decidiu sobre o momento exato da venda de títulos, ainda de acordo com a fonte.

A Arábia Saudita, um dos principais exportadores de petróleo do mundo, registrou um déficit orçamentário de quase 100 bilhões de dólares no ano passado como resultado do declínio dos preços do petróleo. O país tem desde então executado um amplo pacote de reformas econômicas, que inclui a venda de ativos estatais e aumento de impostos, destinado a reduzir a sua dependência do petróleo. Até agora, os sauditas têm conseguido diminuir o rombo com a venda de seus ativos no exterior, que geraram cerca de 165 bilhões de dólares desde agosto de 2014, e com a venda de títulos domésticos.

Sem essas medidas e no ritmo atual de gastos, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a Arábia Saudita poderia ficar sem fundos no prazo de cinco anos. Empresas de classificação de risco também rebaixaram as notas de classificação do país nos últimos meses.

Fonte: Veja Online com Estadão Conteúdo.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!