Paraná: Negociação antecipada da safrinha de milho
Produtor do PR evita negociação antecipada da safrinha de milho. A incerteza do que será colhido no futuro deixa agricultores cautelosos.
Temendo não ter milho de qualidade suficiente para entregar aos compradores, o produtor Sebastião Antônio Polato, de Goioerê (PR) afirmou que evita negociar grande volume de milho safrinha de forma antecipada. A 45 dias antes do início da colheita, projetou o agricultor, menos de 30% da produção esperada foi vendida. “Eu fiz alguma coisa na época do plantio, a R$ 28 a saca, agora o preço está a R$ 40 a saca, mas acredito que mesmo após o início da colheita, o preço não deve cair muito deste nível”, disse.
Mesmo com os preços em alta, Polato preferiu não vender mais lotes da produção esperada. Ele disse que os volumes já comprometidos em contratos antecipados foram feitos apenas para travar parte das contas de fertilizantes, mas espera a colheita para negociar à medida em que o cereal for retirado do campo. Polato também não tem armazém próprio.
A estratégia foi escolhida pela preocupação em não ter o volume de cereal necessário para entregar ao comprador. “Aqui no oeste do Paraná, temos alguns problemas com chuva no estágio final da maturação e na colheita e, com isso, acaba-se colhendo algum porcentual do milho ardido”, explicou. Grande parte dos compradores aceita o cereal com até 10% de ardidos e avariados. “Se você colhe lote com 11% (de ardidos), o comprador ou a cooperativa não aceita, aí precisa renegociar”.
“É diferente de Mato Grosso. Lá, o produtor colhe o que precisa para entregar ou não colhe. Aqui, temos de pensar na qualidade do grão”, comentou Polato. “Se tiver algum problema, acaba sendo mais fácil quando você só tem a conta para pagar, porque se tiver problema para entregar, vai precisar pagar a conta e quebrar o contrato”.
Segundo ele, a safra semeada tinha potencial para alcançar rendimento de 300 sacas por alqueire (aproximadamente 124 sacas por hectare), mas por causa da falta de chuva em abril, que atingiu parte das lavouras em fase de pendoamento e parte em enchimento de grãos, a produtividade deve ficar igual à registrada no ano passado, de 270 sacas por alqueire (110 sacas por hectare). “O grão não se formou direito, ficou um pedaço da espiga na ponteira sem grãos”, lamentou.
FONTE: ESTADÃO.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











