Categories: Economia

Mesmo no cenário de crise, vendas de sêmen sobem

Destaque foi o gado de corte, que evoluiu 16,26% em 2015, e ultrapassou 12,6 milhões de doses.

Mesmo no cenário de crise política e econômica, as vendas de sêmen bovino no país cresceram 4,7% em 2015, em relação a 2014. Juntos, os segmentos de corte e leite comercializaram 12.606.703 de doses, ante 12.037.346 no período anterior. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), nesta terça-feira (22/3) em São Paulo.

Publicidade

O resultado positivo foi puxado pelo segmento de corte, que absorveu 8.274.084 doses, ante 7.116.605 em 2014, uma evolução de 16,26%. Segundo Carlos Vivacqua Carneiro da Luz, presidente da ASBIA, “a valorização do preço da arroba durante todo o ano passado possibilitou ao produtor investir no melhoramento animal através da Inseminação Artificial, o que contribuiu para o desempenho positivo do setor.”

Já a comercialização de sêmen de gado leiteiro caiu. Segundo a Asbia, o mercado de leite comercializou 4.328.689 doses de sêmen, ante 4.921.341, em 2014, com queda de 12,04 %.

“No ano de 2015, diversos fatores impactaram o mercado lácteo nacional e internacional. Tivemos o bloqueio à Rússia, que tirou do mercado um importante player importador de lácteos, um decréscimo no crescimento econômico da China, a Europa, com o vai e vem da sua economia, e o fortalecimento do dólar em relação a diversas moedas. Estes, entre outros fatores, trouxeram um significativo impacto no mercado de sêmen,” explica. Carlos Vivacqua.

“No mercado brasileiro, tivemos, face aos bons valores da arroba, uma intensificação de descartes dos animais de leite, gerando bom caixa aos produtores. Em alguns estados, houve a utilização de cruzamento com raças de corte, principalmente nas novilhas, na busca dos bons valores da remuneração da carne”, prossegue o presidente da ASBIA, acrescentando que, como consequência, ocorreu uma redução das fêmeas de leite disponíveis ao uso de Inseminação Artificial (IA) com sêmen de leite.

“Houve, também, um aumento dos custos de produção em função da desvalorização do real e a manutenção dos preços do leite pago aos produtores, trazendo menor rentabilidade à atividade”, analisa Vivacqua.

Novidade: Em 2015, houve aquecimento dos negócios no mercado externo, principalmente no setor de corte, que registrou um aumento bastante expressivo: 54,9%. No período, as exportações de sêmen de corte totalizaram 103.739 doses, ante 66.976 na temporada anterior. As vendas externas também evoluíram no leite, com 118.852 doses comercializadas, ante 112.787, um incremento de 5,4% na mesma comparação.

FONTE: GLOBO RURAL. POR: SEBASTIÃO NASCIMENTO.

Marcelo Ramos

Published by
Marcelo Ramos

Recent Posts

Fevereiro Roxo para pets: o segredo da longevidade silenciosa

O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…

16 horas ago

Como acalmar um gato arisco: 5 estratégias para conquista-lo

Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…

16 horas ago

O segredo revelado de como escolher um gato ideal para você

O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…

16 horas ago

Tosa bebê: o segredo visual que rejuvenesce cães adultos

O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…

16 horas ago

O segredo do Prototaxites: Um fungo ou um novo reino?

Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…

17 horas ago

Pod: o segredo por trás do viral sobre o tênis autoajustável

O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…

17 horas ago

This website uses cookies.