Potencial do Brasil para produzir etanol de 2G

Compartilhar

Brasil tem potencial de produzir 10 bi de litros de etanol de 2G até 2025.

Atingir o volume requer investimentos em adaptação e construção de unidades, além de ambiente regulatório para o segmento.

capacidade para produzir 10 bilhões de litros de etanol de segunda geração (2G) até 2025, de acordo com projeções de um estudo feito pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Os dados foram divulgados pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que contribuiu com o projeto.

Conforme o relatório, esse volume de produção só será alcançado “desde que haja investimentos na adaptação e construção de novas unidades industriais e um ambiente regulatório ajustado às circunstâncias e necessidades deste segmento”. De acordo com o estudo, são necessárias expansão na moagem de cana, modernização (retrofit) das plantas fabris e construção anual de 10 unidades exclusivamente voltadas ao biocombustível celulósico a partir de 2020.

No curto prazo, somente com o retrofit em 81 usinas em operação, seria possível produzir 5 bilhões de litros de etanol 2G até 2025. Em termos de capacidade instalada, o mercado mundial de etanol celulósico é liderado pelos Estados Unidos, que têm 34% de participação (490,37 milhões de litros), seguidos de China, com 24% (340,19 milhões de litros); Canadá, com 21% (303,45 milhões de litros); Brasil, com 12% (177,34 milhões de litros); e União Europeia (UE), que detém 9% (130,83 milhões de litros).

Anuncio congado imagem

No total, a capacidade de produção mundial em 2015 atingiu 1,4 bilhão de litros, de acordo com a UNCTAD. Para a assessora sênior da Presidência para Assuntos Internacionais da Unica, Geraldine Kutas, o estudo apresentado pela UNCTAD é bem fundamentado.

“Além de trazer números que demonstram claramente o atual cenário mundial da produção de etanol 2G, o documento também propõe medidas inerentes ao sucesso deste projeto, tanto pelo lado da iniciativa privada quanto pela esfera governamental”, explicou a executiva, em nota.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *