Levantamento: Exportação brasileira de carne de frango

Compartilhar

Carne de frango firma-se como 4º principal produto exportado pelo Brasil em 2015.

Os números da SECEX/MDIC não deixam dúvidas: apesar da receita cambial negativa (situação ora observada em 80% dos 10 principais produtos exportados neste ano), a carne de frango deve encerrar o ano como o quarto principal produto negociado internacionalmente pelo Brasil em 2015.

A lista do corrente exercício está sendo liderada pelos produtos do complexo soja que, levando em conta apenas grão e farelo, respondem até aqui por cerca de 15% da receita cambial brasileira. Na sequência vem o minério de ferro, com a receita reduzida a quase metade do valor registrado no ano anterior – desempenho que fez o produto trocar de posto com a soja.

Imutável no terceiro posto há alguns anos, o petróleo “em bruto” padece dos males enfrentados mundialmente pelo outrora decantado “ouro negro” e, a despeito de um volume cerca de 50% maior que há um ano, vem obtendo receita cambial mais de 25% inferior, situação que faz com que sua participação na pauta sofra recuo de quase 13%.

Nesse quesito, a carne de frango apresenta comportamento oposto. Sexto item da pauta no ano passado (ou 5º, se o farelo de soja for agregado ao grão), a carne de frango teve sua participação neste ano aumentada em mais de 7% e responde agora por 3,27% da receita exportadora brasileira (isto, considerado apenas o produto in natura). E, com esse índice, se coloca como o quarto item da pauta.

É posição que dificilmente será superada pelos demais índices da pauta, mesmo os mais próximos.

Fonte: Avisite.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
%d blogueiros gostam disto: