Piauí prorroga prazo da vacinação contra a febre aftosa - Agron Agronégocios Online

Piauí prorroga prazo da vacinação contra a febre aftosa

Compartilhar

Tendo em vista o período seco e a estiagem prolongada, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Os agropecuaristas têm até o dia 31 de dezembro para realizar a vacinação do rebanho e até o dia 10 de janeiro de 2016 para fazer a certificação. A prorrogação do prazo foi uma solicitação da Adapi ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a fim de garantir que todo o rebanho piauiense seja vacinado e que o estado continue sendo área livre da aftosa.

Segundo Antoniel de Sousa, diretor geral da Adapi, quase 60% do rebanho piauiense já foi vacinado. “O rebanho bovino e bubalino piauiense está estimado em, aproximadamente, um milhão e 700 mil cabeças de gado e mais de um milhão de vacinas já foram vendidas. Isso significa que os criadores estão preocupados em manter o Piauí zona livre da aftosa”, explica o diretor.

O criador que deixar de vacinar o rebanho será considerado inadimplente junto às ações da Defesa Sanitária Animal, como informa o gerente de Defesa Animal da Adapi, José Idílio Moura. “Nossos fiscais irão até as fazendas e o criador será autuado e multado pela infração. Eles também não vão poder comercializar os animais e nem poderão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), que é o documento necessário para trânsito e comercialização de todo e qualquer animal de produção”, explica Idílio Moura.

O gerente informa aos criadores que estavam tendo dificuldades na emissão das GTAs, que o problema já foi solucionado. “Com a liberação do sistema, os criadores que moram em cidades onde não existe um posto da Adapi podem se dirigir às cidades próximas para que a carteira seja emitida”, explica o gerente de Defesa Animal. Idílio Moura informou que a Adapi está presente na capital e interior do estado, com 186 escritórios distribuídos em Unidades Regionais, Unidades de Saúde Vegetal e Animal, Unidades de Atendimento à Comunidade e Postos de Vigilância Agropecuária, que são os postos fiscais.

Expoapi 2015

Anuncio congado imagem

O diretor da Adapi, Antoniel de Sousa, explica que, para participar de eventos agropecuários, o rebanho tem que estar em dia com a vacinação de febre aftosa. “Se a propriedade tiver bezerras de três a oito meses de idade, também deve estar em dia com a vacinação de brucelose. Os bovinos devem apresentar a GTA para participar de feiras agropecuárias”, explica Sousa.

Antoniel informou que o órgão terá várias equipes de fiscalização durante a 65ª Expoapi, que será realizada de 6 a 13 de dezembro. A fiscalização fará o controle sanitário dos animais por meio do controle de entrada, de saída, recebimento da GTA, recebimento dos exames sanitários necessários para cada espécie e emitindo a GTA de saída do estabelecimento.

Fonte: Governo do Estado do Piauí. Autor: Celina Honório.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!