Categories: Economia

Importação de soja pela China bate recorde

Importação de soja pela China bate recorde em julho com compras da América do Sul.

As importações de soja pela China atingiram uma máxima histórica em julho, com compradores adquirindo carregamentos baratos da América do Sul, mostraram dados da alfândega nesta sexta-feira.

Publicidade

O total de importações subiu 27 por cento ante um ano antes, para 9,5 milhões de toneladas. Foi a primeira vez na história que o volume desembarcado superou 9 milhões de toneladas em um único mês, segundo dados da Administração Geral de Aduanas.

A China comprou 6,37 milhões de toneladas do Brasil, maior exportador global, alta de 22,1 por cento ante um ano antes, segundo maior volume adquirido de soja brasileira, após o recorde de 6,6 milhões de toneladas em junho.

O país asiático também recebeu 2,28 milhões de toneladas de soja da Argentina, alta de 43,9 por cento na comparação anual, mostraram os dados.

A soja da América do Sul caminha para dominar o comércio com a China por um período recorde este ano, após uma nova safra recorde na região que estende a janela de negócios para após agosto, ameaçando as vendas dos Estados Unidos.

“A América do Sul irá dominar a oferta até pelo menos setembro”, disse um analista do Centro Nacional de Informações sobre Grãos e Óleos da China (CNGOIC), um centro de pesquisa do governo.

As indústrias de soja da China, pressionadas por margens fracas no farelo e no óleo, não têm comprado ativamente a nova safra dos EUA, uma vez que os preços atuais mantêm as margens apertadas, disse o analista, que pediu para não ser identificado porque não está autorizado a falar com a imprensa.

Compradores não cobriram até agora sua necessidade de consumos para os meses de outubro e novembro, disse o analista.

As importações recordes de julho, somadas ao grande volume de junho, elevaram os estoques da soja da China para o maior nível desde setembro de 2014, ou 6,14 milhões de toneladas, segundo dados compilados por um site do setor.

Fonte: Reuters. Autor: Niu Shuping e David Stanway.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

O fim da era da soja? China cria ração que muda tudo

A China reduz o uso de farelo de soja com ração fermentada e tecnologia. Entenda…

12 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg: Confira a cotação em 35 praças hoje

Confira o preço da soja saca de 60 kg nas principais regiões do Brasil. Paranaguá…

13 horas ago

Preço do milho: Cotação completa nas principais praças

Confira a atualização do preço do milho nas principais regiões produtoras. Veja onde a saca…

13 horas ago

Preço da vaca gorda dispara: Veja as praças com maior alta

O preço da vaca gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…

17 horas ago

Preço da novilha gorda: Alta surpreende produtores hoje

O preço da novilha gorda apresenta variações significativas nas principais praças. Confira a tabela completa…

17 horas ago

Boi China: Confira os preços da arroba em 11 praças brasileiras

O mercado do Boi China apresenta forte valorização neste início de abril. Confira a tabela…

18 horas ago

This website uses cookies.