TozziniFreire apresenta novo sócio de Compliance
TozziniFreire reforça sua área de Compliance e Investigação com a chegada do sócio Giovanni Paolo Falcetta. O profissional passou a integrar, a partir de segunda-feira (22/6), a equipe comandada pelas sócias Shin Jae Kim e Renata Muzzi Gomes de Almeida, que cresceu 191% nos últimos três anos, passando de 24 para 70 advogados especializados.
Com mais de 10 anos de vivência na área jurídica, o especialista trabalha na área de compliance desde 2008 e participou ativamente das discussões que envolveram a tramitação e a regulamentação da Lei da Empresa Limpa. À época, Falcetta atuou como coordenador da Comissão Anticorrupção e Compliance do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) e colaborou com a elaboração dos relatórios enviados à Comissão Especial, que resultaram em diversas mudanças na redação final da lei.
Experiente na estruturação de departamentos de compliance de empresas, o profissional tem ampla experiência na condução de investigações internas (envolvendo entrevistas com executivos e funcionários), treinamentos, auditorias pré- e pós-aquisição e questões consultivas, especialmente aquelas que envolvem mitigação de riscos em compliance e anticorrupção. No âmbito contencioso, tem experiência em litígios complexos, envolvendo legislação nacional e estrangeira, trabalhando em estreita parceria com escritórios norte-americanos.
Giovanni Paolo Falcetta é formado em direito pela PUC-SP e mestre em Direito Privado Europeu pela Università degli Studi di Roma “La Sapienza”.
Tradição em compliance e em investigação corporativa
TozziniFreire tem atuação destacada no mercado brasileiro nas áreas de compliance e investigação corporativa, contando com um grande número de clientes e casos atendidos pelos 70 advogados especializados que atuam na área.
Tal expertise teve início quando TozziniFreire se posicionou como um dos primeiros escritórios no Brasil a criar uma área especializada no tema. Em 2006, o escritório foi admitido na Society of Corporate Compliance e Ethics (SCCE), uma organização internacional sem fins lucrativos com sede nos EUA exclusivamente dedicada à melhoria e promoção das normas de compliance e ética com quase 6.000 membros espalhados no mundo todo, bem como ao desenvolvimento de profissionais atuantes nesta área.
Os sócios de TozziniFreire são representantes da Transparência Internacional no Brasil para a elaboração do Progress Report: Assessing Enforcement of the OECD Convention on Combating Bribery” desde 2013. Têm o certificado de compliance e ética profissional (CCEP) da SCCE e importantes reconhecimentos por publicações internacionais como Latin Lawyer, Global Investigation Review (GIR), Chambers Global, entre outras. São também membros do conselho das mais representativas entidades de ética e compliance do mundo como a Compliance e Certification Board (CCB), Health Care Compliance Association e do Conselho Editorial da GIR.

