Dólar afeta preços no exterior e prejudica produtor

Compartilhar

Oscilações do dólar afetam preços no exterior e prejudicam produtor norte-americano.

Ouça o comentário de Pedro Dejneka.

O tema dominante nos mercados globais na última semana tem sido o dólar.  Perceba no gráfico abaixo a incrível valorização do Índice Internacional do Dólar no mercado global assim como a do dólar x real no Brasil desde o início de abril.

O dólar acumula valorização de 15% frente ao real somente na primeira metade do mês de Março, fazendo do real a pior moeda global desde o início do mês e a segunda pior no ano, atrás apenas da Hryvnia Ucraniana.

A alta do dólar reduz a atratividade de ativos precificados em dólar ao redor do mundo, dentre estes ativos: o petróleo, mercados financeiros americanos e commodities agrícolas no mercado internacional.   Todos os ativos acima mencionados sofreram forte correção nas últimas sessões, mas esboçam rebote hoje, com exceção do petróleo.

Anuncio congado imagem

Curiosamente, as commodities agrícolas milho, soja e trigo, tiveram a melhor performance semanal dentre tais ativos, mas, preços de grãos não aguentaram a pressão da disparada do dólar na sexta e cederam em torno de 1% cada.  Já na sessão de hoje, commodities agrícolas esboçam leve rebote, levados também pelo recuo, que em nossa opinião é temporário, do dólar. Não há dúvida que a que a força do dólar é um grande obstáculo à ser enfrentado pelo produtor norte americano, que vê sua produção menos competitiva no mercado global com a valorização de sua moeda.

A tentativa de rebote nos preços hoje em Chicago é guiada pelo recuo do dólar na sessão de hoje.  O mercado de commodities agrícolas aguarda o importante relatório do dia 31 de Março para definição de área de plantio da nova safra EUA.  Até lá, as oscilações da moeda americana podem ditar a direção de preços no Chicago Board of Trade.

Fonte: Globo Rural.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *