Categories: Economia

Custo de produção da pecuária de corte

Custo de produção da pecuária de corte sobe fortemente no primeiro semestre de 2014. Informativo CEPEA mostra que o Custo Operacional Efetivo (COE) teve  alta de 12,87%.

 

Publicidade

Os custos de produção da pecuária de corte subiram “fortemente no primeiro semestre deste ano, superando a alta no preço da arroba”, destaca o Informativo CEPEA/CNA, elaborado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia, da Universidade de São Paulo e da Escola Superior de Agricultura. Os números mostram que, nos onze principais estados produtores, o preço médio do Custo Operacional Total (COT) subiu 10,72% e o Custo Operacional Efetivo (COE) outros 12,87%, nos primeiros seis meses de 2014.

 

No mesmo período, o preço do boi gordo valorizou 8,56%, maior percentual de alta desde 2010, conforme a média mensal  do Indicador ESALQ/BM&FBovespa. Naquele ano, o levantamento havia apresentado aumento no preço do boi gordo de 12,77%, para o COT, e de 14,75% em relação ao COE. De acordo com o Informativo CEPEA/CNA, os gastos com reposição de animais e suplementação mineral foram os principais responsáveis pela elevação dos custos enfrentados pelos produtores no segundo trimestre deste ano.

              

Preço do bezerro – O estudo mostra, ainda, que as cotações de todos os elos da cadeia pecuária encerraram o semestre de 2014 em alta, com destaque para o preço do bezerro. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa demonstrou, em junho passado, forte incremento na comercialização de animais de oito a 12 meses, com elevação de 19,5%, em relação aos preços praticados em dezembro do ano passado.

              

Indica o Informativo que, entre janeiro de 2004 e junho de 2014, o poder de compra dos pecuaristas de recria-engorda caiu. Mesmo assim, houve um salto de qualidade na produção de bezerro no Brasil. Enquanto, em janeiro de 2014, o produtor precisava vender 6,21 arrobas para adquirir um bezerro, em junho deste ano foram necessárias 8,53 arrobas, ou seja, 37% a mais em relação ao levantamento de 2004.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Arroba do Boi China: 11 praças com os preços de hoje

Confira os valores da arroba do boi china a prazo para este 28/04. Tabela completa…

2 horas ago

Arroba da vaca gorda: Veja as cotações em 32 praças

Confira o preço da arroba da vaca gorda hoje em 32 praças brasileiras. Veja as…

2 horas ago

Preço da Soja: Veja a tabela completa em 9 estados

Confira o Preço da Soja hoje (28/04). Veja a tabela completa com cotações em MT,…

2 horas ago

Preço do milho: Cotações de hoje (28/04) nas principais praças

Confira o preço do milho hoje (28/04) em estados como PR, SP, MT e MS.…

3 horas ago

Novilha Gorda: Confira os preços da arroba em 26 praças hoje

Acompanhe a cotação atualizada da novilha gorda em todo o Brasil. Veja os preços à…

3 horas ago

Preço da arroba do boi gordo: Veja as cotações em 25 estados hoje

Confira o preço da arroba do boi gordo em tempo real. Tabela completa com cotações…

4 horas ago

This website uses cookies.