O novo órgão ambiental do estado do Paraná

Compartilhar

INSTITUTO DE ÁGUA E TERRA, O NOVO ÓRGÃO AMBIENTAL DO ESTADO DO PARANÁ.

Em atenção às últimas notícias publicadas pelo governo do Paraná, verificou-se que em 27 de fevereiro de 2019, na reunião de secretários de Estado, presidentes e diretores de órgãos estaduais, foi anunciada a criação de um novo Órgão.

Por este motivo, atualmente está tramitando uma reforma administrativa nos três Institutos da área do meio ambiente do Estado: o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná – ITCG e o Instituto das Águas do Paraná.

Isso porque, no começo do presente ano, foi proposta a mudança na pasta, a qual está sendo realizada através da fusão dos Institutos que transformará os três em um só, denominado Instituto de Água e Terra.

O novo Órgão será responsável por monitorar, outorgar, licenciar, cuidar da natureza e das obras de drenagem e de saneamento. Além disso, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo antecipou que haverá maior integração com o Batalhão de Polícia Ambiental para melhorar a fiscalização das áreas irregulares, bem como as áreas protegidas.

Anuncio congado imagem

A promessa dos representantes do governo é que mesmo com a fusão dos órgãos o processo de licenciamento e outorgas ocorrerão mais rapidamente e que o foco é a sustentabilidade e equilíbrio.

Sabe-se que os Órgãos já estão se movimentando para executar a reforma proposta. Contudo, mesmo que estejam cada dia mais próximos da criação do novo Instituto, ainda não há previsão para a efetiva fusão e o início do funcionamento do Instituto de Água e Terra.

Fonte: Pineda e krahn. Por: Gabriela Robassa.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *