Cheiro de lêmures indicar sexo do feto: Vídeo e Imagens

Compartilhar

Entre os lêmures, cheiro da mãe pode indicar qual é o sexo do feto

Pesquisa descobriu que as lêmures à espera de machos exalam cheiro mais suave do que aquelas prenhas de fêmeas

Volte ao início do site: Home

Esse outro texto pode lhe interessar: Contraceptivos femininos atrapalham o olfato dos machos lêmures

Cheiro de lêmures indicar sexo do feto: Vídeo e Imagens

Cheiro de lêmures indicar sexo do feto: Vídeo e Imagens

Enquanto os humanos são reféns da ultrassonografia para saber o sexo do bebê ainda no útero, as lêmures prenhas possuem um método mais simples. Cientistas da Universidade Duke, nos Estados Unidos, descobriram que lêmures à espera de um macho têm um odor diferente das que estão prenhas de uma fêmea. A descoberta foi publicada na terça-feira no periódico Biology Letter.

Esta é a primeira evidência, entre todas as espécies, de que as fêmeas exalam um cheiro diferente dependendo do sexo da prole. Para o estudo, os cientistas coletaram secreções genitais de doze lêmures prenhas antes da gestação e durante ela. Os animais eram da espécie ringtailed, que produz um odor específico para transmitir informações sobre gênero e fertilidade, por exemplo.

 

Ao analisarem as substâncias responsáveis pelos odores das secreções recolhidas, os estudiosos descobriram que centenas de ingredientes fazem o cheiro da fêmea mudar quando está prenha. O número de componentes do odor diminuiu quando as fêmeas estavam prenhas, e a redução foi mais pronunciada naquelas que esperavam machos, de forma que o cheiro se tornava mais suave.

Cheiro de lêmures indicar sexo do feto: Vídeo e Imagens
Cheiro de lêmures indicar sexo do feto: Vídeo e Imagens

“Os níveis hormonais mudam dramaticamente durante a gestação. Filhotes machos e fêmeas afetam os hormônios das lêmures de formas diferentes”, diz Christine Drea, professora na Universidade Duke.

Os Lêmures ficaram notórios com o filme “Madagascar”, que tem muito de verdade: o único habitat natural dessa espécie primata é aquela grande ilha no sudeste africano. Hoje em dia, no entanto, eles já são figurinha carimbada na maioria dos zoológicos do mundo. Os administradores dos zoológicos não permitem, por razões logísticas, que os Lêmures se reproduzam da mesma maneira que o fazem nas selvas de Madagascar, motivo pelo qual usam medicamentos que controlam a gravidez nas fêmeas. Veja a matéria aqui.

Fonte: Veja.com

Vídeos abaixo sobre a vida dos lêmures em Inglês e Portugues

 


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *