Devolução de embalagens de agrotóxicos no MS

Em MS, devolução de embalagens de agrotóxicos cresce acima do país.

No estado, índice de crescimento na devolução foi de 8%, no Brasil de 7%.

Publicidade

Cerca de 95% das embalagens vazias de defensivos podem ser recicladas.

O volume de embalagens de defensivos agrícolas recolhidas em Mato Grosso do Sul no acumulado de janeiro a novembro de 2014 cresceu 8% em relação ao 2013, passando de 2.512 toneladas para 2.724 toneladas.

O percentual de crescimento do estado, conforme o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) está acima do índice do país que teve um incremento no período de 7%, saindo das 37.729 toneladas e atingindo as 40.411 toneladas.

Conforme a entidade, com essa quantidade de recipientes de agrotóxicos recolhida, o estado ocupa a sétima posição no ranking nacional de recebimento de embalagens vazias de defensivos.

A primeira posição é de Mato Grosso, com 9.390 toneladas este ano, seguido por Paraná, com 5.120 toneladas, São Paulo, com 4.577 toneladas, Goiás, com 4.287 toneladas, Rio Grande do Sul, com 4.198 toneladas e da Bahia, com 3.130 toneladas.

O Inpev representa as empresas fabricantes dos agrotóxicos no Sistema Campo Limpo, que reúne todos os elos da cadeia que produz, utiliza, comercializa e fiscaliza o uso destes produtos, como os agricultores, canais de distribuição e o poder público, em um esforço para fazer o recolhimento dos recipientes vazios dos produtos.

Reciclagem

De acordo com o Inpev, 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado podem ser recicladas, desde que após o uso dos produtos que contém elas passem pela lavagem correta (tríplice lavagem).

Os recipientes que não passaram pela tríplice lavagem e ainda os que não são laváveis, são incinerados.

Fonte: Agrodebate.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Chá de mulungu: 6 efeitos calmantes que ajudam a desacelerar a mente antes de dormir

A necessidade de desacelerar a mente antes de dormir tem se tornado cada vez mais…

2 horas ago

5 simpatias rápidas para os primeiros dias do mês que ajudam a destravar a vida financeira

Os primeiros dias do mês carregam uma sensação de recomeço que muitas vezes passa despercebida.…

2 horas ago

3 benefícios do melaço de cana na dieta dos bovinos

O melaço de cana é o aliado perfeito para aumentar a palatabilidade da ração e…

22 horas ago

Aquicultura Integrada: O segredo milenar que une peixes e aves

A aquicultura integrada transforma dejetos em lucro através de um ciclo biológico eficiente. Descubra como…

23 horas ago

Laser Weeding: O fim dos herbicidas caros no agro?

O Laser Weeding utiliza IA e lasers para exterminar ervas daninhas sem veneno. Descubra como…

23 horas ago

O paradoxo da soja: Safra recorde e o menor lucro da soja

O lucro da soja no Brasil deve cair ao menor nível em duas décadas em…

23 horas ago

This website uses cookies.