CPR permite compra de serviços de agricultura digital

Compartilhar

Nova modalidade de financiamento é resultado de parceria entre a agtech AgrusData e a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM)

O produtor rural tem uma nova opção de financiamento para começar a digitalizar as operações de sua fazenda. Em parceria com a Bolsa Brasileira de Mercadoras (BBM), a agtech AgrusData lança no mercado a modalidade de troca de CPR digital, com assinatura eletrônica, por serviços de agricultura digital. Na prática, a operação funciona como uma espécie de barter, na qual o produtor emitirá uma CPR digital em nome da AgrusData – que poderá endossá-la também digitalmente, passando a negociá-la no mercado – tendo em troca um pacote personalizado de soluções digitais para sua atividade agropecuária.

“O produtor poderá ter acesso a tecnologias digitais de ponta sem tirar dinheiro do bolso ou ficar exposto a juros bancários”, diz Herlon Oliveira, CEO da AgrusData e diretor-fundador da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc). Entre as tecnologias digitais disponíveis de contratação pelo produtor, destacam-se sensorização de fazendas para obtenção e tratamento de dados de variáveis de clima, solo, água, etc.; dispositivos para conexão de máquinas, implementos agrícolas e softwares para uso racional de insumos e energia elétrica; sistemas para silos conectados e gestão de frota; entre outros serviços.

Plataforma preditiva

Ao combinar soluções de telecom e tecnologia da informação com aplicações de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial [algoritmos] específicas para o agro, a AgrusData reuniu tudo sob o guarda-chuva de uma plataforma digital de predição destinada a melhorar a tomada de decisão do produtor rural e empresário da agroindústria. “De uso fácil, intuitivo, a plataforma pode ser acessada por computadores e smartphones, sendo habilitada, inclusive, a operar por comandos de voz”, ressalta Herlon.

Anuncio congado imagem

Segundo o executivo, o que, de fato, paga a conta dos serviços de agricultura digital é antecipar cenários/ocorrências e entregar recomendações, que resolvam problemas reais no agronegócio relacionados a corte de custos, ganhos de eficiência e melhor rentabilidade.

“Quando se tratam de soluções de agricultura digital, o que o cliente agro está disposto a comprar são predições, ou seja, conhecimento gerado a partir da coleta e análise de dados, que possa lhe entregar subsídios para decidir melhor”, acentua Herlon, que acrescenta: “o agricultor não compra tecnologia, o que ele quer saber é o que a tecnologia da informação trará de retorno de investimento para ele”.

Conexão entre máquinas agrícolas está resolvida

De acordo com Herlon, a conectividade entre máquinas e implementos agrícolas, sensores, silos, entre outros maquinários e dispositivos no campo pode ser resolvida com tecnologias alternativas de longo alcance conectadas a satélites, que dispensam a necessidade das tradicionais torres de sinal das operadoras de telecomunicações.

Segundo o executivo, tecnologias, como, por exemplo, LoRa®, Sigfox e NB-IoT funcionam como potentes redes “wi-fi”, oferecendo cobertura capaz de chegar a cerca de 25 quilômetros de raio. “Uma coisa é sinal para o uso individual, o smartphone, o whatsapp, assistir streaming nas zonas rurais, outra coisa é a conexão de máquinas no campo com hardwares e softwares. Isso está resolvido, o foco agora está nas aplicações”, conclui Herlon.

Perfil AgrusData

Criada em 2016, a AgrusData é uma agtech brasileira especializada na implantação de infraestrutura e sistemas de Internet das Coisas (Iot), big data e inteligência artificial para o agronegócio. As soluções digitais da empresa antecipam cenários e oferecem predições para melhor tomada de decisão do produtor rural e empresário da agroindústria, que perseguem continuamente redução de custos, ganhos de eficiência e melhor rentabilidade. A AgrusData foi uma das empresas selecionadas para ser residente no InovaBra habitat, centro de coinovação vinculado ao Bradesco, localizado na capital paulista.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *