Americanos testam uvas para cultivar em Marte
Americanos testam uvas para cultivar em Marte em próxima missão da Nasa.
Objetivo é descobrir qual a variedade tem mais capacidade de resistir às condições do planeta vermelho e levá-la daqui 25 anos.
Isso não faz parte de um roteiro de filme de ficção científica. É fato. Os americanos querem levar a agricultura para Marte, e não apenas os homens. Um projeto encabeçado por um consórcio formado pela agência georgiana de pesquisa espacial, a Universidade de Comércio e de Tecnologia de Tbilissi, o Museu Nacional e iniciativa privada, visa produzir em uma estufa variedades de uvas viníferas no planeta vermelho. O projeto foi batizado de IX Millenium.
A Nasa planeja enviar, nos próximos 25 anos, uma missão para habitar o quarto planeta mais próximo do Sol. Para isso, uma das cientistas associadas ao projeto, a bióloga Marika Tarasachvili, estuda o desenvolvimento de uma bactéria que possa transformar o solo árido de Marte em terras férteis. Para isso, os cientistas coletaram bactérias de regiões da Geórgia que dispõem de um “ecossistema extremo”, cujas fontes de água são muito quentes, e afirmam terem criado fontes de micro-organismos capazes de resistir às rudes condições marcianas.
Os pesquisadores também estão testando a pele de 525 variedades de uva presentes nos Estados Unidos, para determinar qual resistirá melhor aos elevados níveis de radiação ultravioleta que chegam na superfície de Marte. De acordo com os resultados preliminares, trata-se da variedade Rkatsiteli, uma das mais antigas cepas conhecidas, utilizada para a produção de vinhos brancos com notas de maçã verde.
A próxima etapa do projeto será testar as variedades de uvas georgianas num ambiente simulando as condições em Marte, no interior de um laboratório que está sendo construído na Universidade de Tbilissi. As plantas serão expostas a temperaturas negativas, a altos níveis de radiação e monóxido de carbono, além de uma forte pressão atmosférica.
Os primeiros traços históricos da produção de vinhos datam de 8 mil anos, na Geórgia, país que está entalhado entre as montanhas de Cucase e o mar Negro, beneficiando-se de um clima temperado ideal para a cultura vitícola. “Os georgianos foram os primeiros viticultores da História e agora nós esperamos nos tornar os pioneiros na viticultura em outro planeta”, assegura Nikoloz Doborjguinidzé, co-fundador deste projeto ambicioso que une pesquisadores e empresários georgianos para responder ao chamado da NASA (Agência Espacial Norte Americana, sigla em inglês) para imaginar a uma ‘presença humana sustentável’ em Marte, e dar uma dimensão interplanetária da indústria vitícola georgiana.
FONTE: REDAÇÃO GLOBO RURAL COM AGÊNCIAS.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











