Categories: Ciência e Tecnologia

Toxoplasmose: Como influencia o comportamento humano?

Investigadores suecos descobriram de que modo o Toxoplasma gondi, um parasita vulgarmente encontrado nas fezes dos gatos, afeta o cérebro, dá conta um estudo publicado na revista “PLoS Pathogens”.

A toxopalsmose afeta cerca de 30 a 50% da população mundial. Habitualmente as pessoas são infetadas através do consumo de carne mal cozinhada ou do contato com fezes dos gatos. A maioria das pessoas infetadas apresenta poucos sintomas, pois o sistema imunológico impede o parasita de causar doença. Nos adultos recém infetados este parasita pode causar leves sintomas gripais, entrando posteriormente numa fase de dormência.

Publicidade

 Contudo, quando o parasita infeta o cérebro dos fetos ou de indivíduos com um sistema imunitário debilitado, pode ser fatal. É por causa deste risco que as mulheres grávidas devem evitar entrar em contato com a areia dos gatos.

 Recentemente, alguns estudos têm verificado que a esquizofrenia, depressão, ansiedade e outras doenças mentais são mais comuns em indivíduos com toxoplasmose. Adicionalmente há evidências que sugerem que a infeção por este parasita está associada a um comportamento mais extrovertido, agressivo e arriscado.

 Agora neste estudo os investigadores do Karolinska Institutet, na Suécia, decidiram focar a sua atenção no modo como o parasita entra no cérebro e manipula o hospedeiro através de um dos neurotransmissores cerebrais.

 Após terem infetado um tipo de células imunitárias envolvidas na primeira linha de defesa contra as infeções, as células dendrítricas, com o parasita, os investigadores verificaram que estas começavam a produzir o neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA). Estudos realizados in vivo também verificaram que a infeção por este parasita afetava a produção deste neurotransmissor.

Os autores do estudo explicam que entre outros efeitos, o GABA inibe a sensação de medo e ansiedade. Alguns pacientes com esquizofrenia, depressão, doenças bipolares, síndrome de ansiedade e outras doenças mentais apresentam distúrbios no sistema GABA.

 Para os investigadores, a capacidade do parasita induzir as células imunitárias a produzir GABA é algo surpreendente, inesperado e também muito sofisticado.

#Toxoplasmose #influencia #comportamento #humano #pesquisa

 FONTE: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Cristina Crispa

Published by
Cristina Crispa

Recent Posts

Fevereiro Roxo para pets: o segredo da longevidade silenciosa

O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…

18 horas ago

Como acalmar um gato arisco: 5 estratégias para conquista-lo

Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…

18 horas ago

O segredo revelado de como escolher um gato ideal para você

O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…

18 horas ago

Tosa bebê: o segredo visual que rejuvenesce cães adultos

O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…

18 horas ago

O segredo do Prototaxites: Um fungo ou um novo reino?

Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…

19 horas ago

Pod: o segredo por trás do viral sobre o tênis autoajustável

O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…

19 horas ago

This website uses cookies.