Toxoplasmose: Como influencia o comportamento humano?

Compartilhar

Investigadores suecos descobriram de que modo o Toxoplasma gondi, um parasita vulgarmente encontrado nas fezes dos gatos, afeta o cérebro, dá conta um estudo publicado na revista “PLoS Pathogens”.

A toxopalsmose afeta cerca de 30 a 50% da população mundial. Habitualmente as pessoas são infetadas através do consumo de carne mal cozinhada ou do contato com fezes dos gatos. A maioria das pessoas infetadas apresenta poucos sintomas, pois o sistema imunológico impede o parasita de causar doença. Nos adultos recém infetados este parasita pode causar leves sintomas gripais, entrando posteriormente numa fase de dormência.

 Contudo, quando o parasita infeta o cérebro dos fetos ou de indivíduos com um sistema imunitário debilitado, pode ser fatal. É por causa deste risco que as mulheres grávidas devem evitar entrar em contato com a areia dos gatos.

 Recentemente, alguns estudos têm verificado que a esquizofrenia, depressão, ansiedade e outras doenças mentais são mais comuns em indivíduos com toxoplasmose. Adicionalmente há evidências que sugerem que a infeção por este parasita está associada a um comportamento mais extrovertido, agressivo e arriscado.

 Agora neste estudo os investigadores do Karolinska Institutet, na Suécia, decidiram focar a sua atenção no modo como o parasita entra no cérebro e manipula o hospedeiro através de um dos neurotransmissores cerebrais.

Anuncio congado imagem

 Após terem infetado um tipo de células imunitárias envolvidas na primeira linha de defesa contra as infeções, as células dendrítricas, com o parasita, os investigadores verificaram que estas começavam a produzir o neurotransmissor ácido gama-aminobutírico (GABA). Estudos realizados in vivo também verificaram que a infeção por este parasita afetava a produção deste neurotransmissor.

Os autores do estudo explicam que entre outros efeitos, o GABA inibe a sensação de medo e ansiedade. Alguns pacientes com esquizofrenia, depressão, doenças bipolares, síndrome de ansiedade e outras doenças mentais apresentam distúrbios no sistema GABA.

 Para os investigadores, a capacidade do parasita induzir as células imunitárias a produzir GABA é algo surpreendente, inesperado e também muito sofisticado.

#Toxoplasmose #influencia #comportamento #humano #pesquisa

 FONTE: ALERT Life Sciences Computing, S.A.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *