Categories: Ciência e Tecnologia

Cartilhas ensinam a formar e gerir coleções microbianas

Embrapa lança cartilhas que ensinam a formar e gerir coleções de microrganismos

Publicações apresentam as diretrizes e requisitos corporativos para adequação dessas coleções às normas de qualidade.

Publicidade

Brasília, 18 de setembro de 2015 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF lançou duas cartilhas para auxiliar profissionais de outras unidades da Empresa, além de instituições de pesquisa e ensino públicas e privadas no Brasil a criar e gerir coleções de microrganismos, em consonância com as normas de qualidade, de forma a atender às exigências do mercado nacional e internacional. As publicações, que apresentam os requisitos corporativos de qualidade e as diretrizes de gestão para coleções de microrganismos, são resultado do projeto GESTCOL – Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Microrganismos da Embrapa, liderado pela Unidade durante três anos, que procedeu o diagnóstico das 17 coleções microbianas mantidas pela Embrapa em todo o País.

            As coleções de microrganismos representam um acervo biológico de enorme valor agregado, pois reúnem vírus, fungos e bactérias de funcionalidades diversas, com potencial de aplicação para vários setores da economia, como por exemplo, controle biológico de pragas, fertilidade do solo, agroenergia e sanidade animal e vegetal, entre outras.

            Mas, para que essas coleções possam desempenhar efetivamente o seu papel como bancos de ativos biológicos à disposição da ciência e do setor produtivo, é fundamental que a conservação seja feita da forma adequada, em consonância com as normas de qualidade utilizadas pelo INMETRO e órgãos internacionais – ABNT ISO GUIA 34, ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.

            Por isso, a Embrapa decidiu investir na elaboração e distribuição das cartilhas às instituições interessadas. O objetivo é ajuda-las na organização e estruturação das coleções microbianas com base em um padrão de gestão calcado nas normas de qualidade nacionais e internacionais.

 

Benchmarking foi determinante para definição do modelo de gestão das coleções microbianas

           

            A metodologia de Benchmarking, utilizada durante o desenvolvimento do Projeto GESTCOL foi fundamental para a definição das diretrizes de gestão e requisitos corporativos de qualidade apresentados pelas cartilhas. Essa metodologia prevê a melhoria do desempenho a partir da comparação com outros sistemas.

            Para isso, foram realizadas visitas a instituições de pesquisa do Brasil e exterior que trabalham com coleções microbianas. No Brasil, foram visitadas as coleções da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), consideradas modelos nas áreas de saúde e meio ambiente, respectivamente.

            No exterior, as visitas abrangeram as coleções de microrganismos de uma instituição da Holanda: entraalbureau voor Schimmelcultures – CBS e três da França: Centre International de Resources Microbiennes (CIRM-INRA-Levures), Instituto Pasteur (Paris) e o Institut National de Recherche Agronomique (Inra), na cidade de Anger.

            As visitas levaram em consideração questões importantes para a gestão de coleções microbianas, como por exemplo, sustentabilidade, pessoal, padrão de qualidade, manutenção e distribuição do material biológico, custos de manutenção, sistemas de certificação ou acreditação em Normas de qualidade, prestação de serviços, gestão da documentação e do biorrisco entre outros.

            “Foram experiências extremamente enriquecedoras e que mostraram que a conservação de recursos genéticos microbianos feita pela Embrapa está no caminho certo em relação à gestão da qualidade, biorrisco, serviços etc.”, explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Clarissa Pires de Castro.

            Com as cartilhas, a Empresa objetiva passar esse conhecimento a outras instituições brasileiras interessadas em iniciar ou aprimorar seus bancos microbianos. Elas abordam conceitos fundamentais à manutenção de um acervo microbiológico e oferecem orientações para mapeamento dos processos de gestão, elaboração dos documentos básicos necessários, estratégias de sustentabilidade financeira e qualificação necessária dos recursos humanos, entre outras.

            “A nossa expectativa é auxiliar as outras unidades da Embrapa e demais instituições interessadas na formação e manutenção de coleções com alto nível de excelência, que atendam a normas nacionais e internacionais e regulamentações de biossegurança, com acessibilidade e harmonização de procedimentos e processos”, finaliza a pesquisadora.

 

As cartilhas “Diretrizes de gestão para coleções de microrganismos da Embrapa” e “ Requisitos corporativos de qualidade para coleções de microrganismos da Embrapa” podem ser solicitadas pelo e-mail: cenargen.ngq@embrapa.br.

Fernanda Diniz

Published by
Fernanda Diniz

Recent Posts

Preço do milho: Onde a saca está mais barata ou mais cara hoje? Veja mapa

Confira a atualização completa do preço do milho nas principais praças do Brasil em 23/04/2026.…

21 minutos ago

Preço da soja: Queda ou oportunidade? Veja os valores

Confira a cotação atualizada do preço da soja para 23/04/2026. Veja os valores da saca…

35 minutos ago

6 erros com jiboia e zamioculca que podem estagnar a energia da casa e travar a prosperidade

A energia da casa costuma ser impactada por detalhes aparentemente simples, especialmente quando envolve plantas…

42 minutos ago

Novilha gorda: Preço da arroba a R$ 343,00

A arroba da novilha gorda apresenta variações importantes nesta quinta-feira (23). Confira a tabela completa…

1 hora ago

Preço da arroba da vaca gorda sobe em praças estratégicas

Confira a cotação atualizada e o preço da arroba da vaca gorda em todo o…

2 horas ago

Sesbania, a planta pouco conhecida que pode salvar solos degradados e reduzir custos no agro já chama atenção em estudos da Embrapa e surpreende produtores

A busca por soluções mais baratas e sustentáveis no campo brasileiro ganhou um novo capítulo…

2 horas ago

This website uses cookies.