Cartilhas ensinam a formar e gerir coleções microbianas - Agron Agronégocios Online

Cartilhas ensinam a formar e gerir coleções microbianas

Compartilhar

Embrapa lança cartilhas que ensinam a formar e gerir coleções de microrganismos

Publicações apresentam as diretrizes e requisitos corporativos para adequação dessas coleções às normas de qualidade.

Brasília, 18 de setembro de 2015 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF lançou duas cartilhas para auxiliar profissionais de outras unidades da Empresa, além de instituições de pesquisa e ensino públicas e privadas no Brasil a criar e gerir coleções de microrganismos, em consonância com as normas de qualidade, de forma a atender às exigências do mercado nacional e internacional. As publicações, que apresentam os requisitos corporativos de qualidade e as diretrizes de gestão para coleções de microrganismos, são resultado do projeto GESTCOL – Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Microrganismos da Embrapa, liderado pela Unidade durante três anos, que procedeu o diagnóstico das 17 coleções microbianas mantidas pela Embrapa em todo o País.

            As coleções de microrganismos representam um acervo biológico de enorme valor agregado, pois reúnem vírus, fungos e bactérias de funcionalidades diversas, com potencial de aplicação para vários setores da economia, como por exemplo, controle biológico de pragas, fertilidade do solo, agroenergia e sanidade animal e vegetal, entre outras.

            Mas, para que essas coleções possam desempenhar efetivamente o seu papel como bancos de ativos biológicos à disposição da ciência e do setor produtivo, é fundamental que a conservação seja feita da forma adequada, em consonância com as normas de qualidade utilizadas pelo INMETRO e órgãos internacionais – ABNT ISO GUIA 34, ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.

Anuncio congado imagem

            Por isso, a Embrapa decidiu investir na elaboração e distribuição das cartilhas às instituições interessadas. O objetivo é ajuda-las na organização e estruturação das coleções microbianas com base em um padrão de gestão calcado nas normas de qualidade nacionais e internacionais.

 

Benchmarking foi determinante para definição do modelo de gestão das coleções microbianas

           

            A metodologia de Benchmarking, utilizada durante o desenvolvimento do Projeto GESTCOL foi fundamental para a definição das diretrizes de gestão e requisitos corporativos de qualidade apresentados pelas cartilhas. Essa metodologia prevê a melhoria do desempenho a partir da comparação com outros sistemas.

            Para isso, foram realizadas visitas a instituições de pesquisa do Brasil e exterior que trabalham com coleções microbianas. No Brasil, foram visitadas as coleções da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), consideradas modelos nas áreas de saúde e meio ambiente, respectivamente.

            No exterior, as visitas abrangeram as coleções de microrganismos de uma instituição da Holanda: entraalbureau voor Schimmelcultures – CBS e três da França: Centre International de Resources Microbiennes (CIRM-INRA-Levures), Instituto Pasteur (Paris) e o Institut National de Recherche Agronomique (Inra), na cidade de Anger.

            As visitas levaram em consideração questões importantes para a gestão de coleções microbianas, como por exemplo, sustentabilidade, pessoal, padrão de qualidade, manutenção e distribuição do material biológico, custos de manutenção, sistemas de certificação ou acreditação em Normas de qualidade, prestação de serviços, gestão da documentação e do biorrisco entre outros.

            “Foram experiências extremamente enriquecedoras e que mostraram que a conservação de recursos genéticos microbianos feita pela Embrapa está no caminho certo em relação à gestão da qualidade, biorrisco, serviços etc.”, explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Clarissa Pires de Castro.

            Com as cartilhas, a Empresa objetiva passar esse conhecimento a outras instituições brasileiras interessadas em iniciar ou aprimorar seus bancos microbianos. Elas abordam conceitos fundamentais à manutenção de um acervo microbiológico e oferecem orientações para mapeamento dos processos de gestão, elaboração dos documentos básicos necessários, estratégias de sustentabilidade financeira e qualificação necessária dos recursos humanos, entre outras.

            “A nossa expectativa é auxiliar as outras unidades da Embrapa e demais instituições interessadas na formação e manutenção de coleções com alto nível de excelência, que atendam a normas nacionais e internacionais e regulamentações de biossegurança, com acessibilidade e harmonização de procedimentos e processos”, finaliza a pesquisadora.

 

As cartilhas “Diretrizes de gestão para coleções de microrganismos da Embrapa” e “ Requisitos corporativos de qualidade para coleções de microrganismos da Embrapa” podem ser solicitadas pelo e-mail: cenargen.ngq@embrapa.br.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!