Embrapa recebe visita de delegação da Bayer
Objetivo é definir linhas de pesquisa para implementação de cooperação técnica entre as duas instituições.
Brasília, 03 de setembro de 2014 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa recebeu hoje a visita de uma delegação da Bayer, composta por três responsáveis pelo desenvolvimento agrícola no Brasil e América Latina – Bernard Jacqmin; Vincent Dartigues e André Abreu – além do Gestor de Alianças Científicas Globais na Alemanha, Frédéric Lejard, e de dois representantes de negócios da Empresa- Andrea Beer e Oliver Martin. O objetivo foi conhecer o novo Banco Genético da Embrapa, inaugurado em abril deste ano, que é pioneiro no Brasil por abrigar no mesmo espaço pesquisas e atividades relacionadas à conservação de recursos genéticos de plantas, animais e microrganismos.
A Bayer é uma empresa com atuação global nos setores de saúde (Bayer HealthCare), agronegócios (Bayer CropScience) e materiais inovadores (Bayer MaterialScience). Com 4.500 colaboradores em todo o País, a Bayer do Brasil está entre as cinco maiores operações do Grupo no mundo e tem duas fábricas localizadas em São Paulo (SP), cidade onde também está sua sede brasileira, e Belford Roxo (RJ). A divisão CropScience é o principal negócio da Bayer no mercado brasileiro, com resultados da ordem de R$ 4,4 bilhões em 2013 (62,5% do total).
A comitiva foi recebida pela chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Marília Burle, e pelos pesquisadores Marcos Gimenes, Juliano Pádua e Julio Carlyle. Primeiro, eles assistiram a uma apresentação sobre o programa de pesquisa da Unidade e depois visitaram o Banco Genético.
No novo prédio, conheceram o complexo de câmaras frias, com capacidade para armazenar 750 mil amostras de sementes de importância socioeconômica. Atualmente, o Banco já é o maior do Brasil e da América Latina e conta com mais de 120 mil amostras de 730 espécies conservadas a 20º abaixo de zero, onde podem permanecer por cerca de 100 anos, desde que sejam feitos testes periódicos para testar o poder germinativo das sementes, a cada dez ou 15 anos, dependendo da espécie.
Intercâmbio de recursos genéticos microbianos será uma das prioridades da cooperação técnica
A delegação da Bayer conheceu também as outras coleções mantidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e demonstrou especial interesse pela coleção microbiana. De acordo com André Abreu, a Empresa possui hoje uma coleção com aproximadamente 40 mil amostras de microrganismos de interesse para a agricultura e uma das prioridades é aumentá-la e diversificá-la. Essa será, provavelmente, uma das linhas prioritárias na parceria com a Embrapa.
A Embrapa possui 17 coleções de micorganismos (fungos, vírus e bactérias) com diferentes funcionalidades distribuídas pelas suas unidades de pesquisa em quase todo o Território Nacional. Entre as aplicações, destacam-se: microrganismos com potencial para o controle biológico de pragas; agroenergia; fabricação de vinhos; entre outras.
Workshop em novembro vai definir atuação conjunta entre Embrapa e Bayer
Após a visita à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, a delegação da Bayer se reuniu com o chefe da Secretaria de Negócios (SNE), Vitor Hugo de Oliveira, e representantes do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Embrapa para discutir as áreas e focos da cooperação técnica entre as duas instituições.
Segundo a analista da Coordenação de Negociação e Contratos da SNE, Ana Paula De Stefani, os presidentes das duas empresas assinaram em maio de 2014 um acordo macro de cooperação.
Na reunião realizada hoje, ficou decidida a realização de um workshop conjunto, em Brasília, provavelmente no dia 24 de novembro, para definir os critérios prioritários à implementação desse acordo. “O evento, que deve contar com cerca de 50 pessoas, vai definir os primeiros projetos e ações a serem desenvolvidas em parceria entre a Embrapa e a Bayer”, explica Ana Paula.
A programação da comitiva da Bayer no Brasil vai incluir visitas a outras unidades da Embrapa, como a Soja (Londrina, PR), entre outras que ainda não estão confirmadas.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











