Categories: Ciência e Tecnologia

Curso: Genética molecular aplicada à reprodução animal

Objetivo é transferir tecnologias de ponta com potencial de aplicação na pecuária. Inscrições estão abertas até o dia 05/11/2014.

Brasília, 26 de agosto de 2014 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 17 a 22 de novembro de 2014, em Brasília, DF, o “III Curso de Genética Molecular aplicada à Reprodução Animal”. O objetivo é capacitar os profissionais da área de reprodução animal em técnicas avançadas de biologia molecular com potencial de aplicação na pecuária, como por exemplo: extração de DNA de sangue, sêmen, embriões, tecidos e células; identificação do sexo em embriões e engenharia genética aplicada à transgenia animal; entre outras. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 05 de novembro de 2014.

            Estão sendo oferecidas 12 vagas para profissionais formados ou estudantes do último semestre dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Biotecnologia e outras áreas afins. A metodologia do Curso será baseada em aulas teórico-expositivas, com recursos audiovisuais e aulas práticas em laboratório. A coordenação técnica é dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Eduardo Melo e Maurício Franco.

Publicidade

            O conteúdo programático vai contar com aulas teóricas sobre: estrutura dos ácidos nucléicos e enzimas utilizadas em genética molecular; marcadores moleculares para qualidade de gametas e embriões; identificação de marcadores moleculares (genotipagem) em biópsias de embriões por PCR; extração de RNA/DNA de ovócitos, embriões, células e sêmen; RT-PCR em tempo real e suas aplicações na reprodução animal; epigenética: quantificação do padrão de metilação de DNA em ovócitos, células e embriões; engenharia genética, clonagem e animais transgênicos; e introdução à bioinformática (desenho de primers, sondas, alinhamento de sequências, Genbank e metilação de DNA).

            Serão oferecidas também aulas práticas sobre as tecnologias descritas acima.

           

Equipe de sucesso: resultados já estão sendo repassados ao setor produtivo

 

            A equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu várias tecnologias de ponta que já estão sendo transferidas ao setor produtivo, como a fecundação in vitro;produção, transferência e sexagem de embriões e a clonagem de bovinos, entre outras. Em relação à clonagem, vale lembrar que a Unidade da Embrapa acumula resultados positivos e inéditos para a pecuária brasileira, como o nascimento do primeiro clone bovino da América Latina: “Vitória da Embrapa”, da raça Simental, em 2001; e o primeiro clone desenvolvido a partir de células de um animal morto: a fêmea bovina da raça holandesa “Lenda da Embrapa”, em 2003.

            Em 2005, a equipe obteve outro resultado positivo com o nascimento de mais um clone bovino: a fêmea “Porã”, que traz um predicado diferente. Representante da raça Junqueira, em alto risco de extinção no Brasil com menos de 100 animais em todo o País, “Porã” representa para a ciência e para a pecuária brasileira a oportunidade de utilizar a técnica de clonagem como aliada na preservação de animais ameaçados de extinção.

            Todos os clones desenvolvidos pela Embrapa comprovaram seu potencial reprodutivo e habilidade materna, o que é muito importante do ponto de vista científico.

           

As inscrições para o III Curso de Genética Molecular aplicada à Reprodução Animal se encerram no dia 05 de novembro de 2014. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.

Fernanda Diniz

Published by
Fernanda Diniz

Recent Posts

Onde vender? Preço da soja saca de 60 kg surpreende regiões

Confira a cotação atualizada do preço da soja saca de 60 kg em 32 cidades…

18 minutos ago

Preço do milho hoje: Confira os valores em 8 estados e 34 cidades

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe os valores da…

31 minutos ago

Preço do Boi China: Arroba chega a R$ 355 e aquece mercado

O Preço do Boi China dispara em fevereiro de 2026. Veja a tabela completa com…

2 horas ago

Preço da vaca gorda: O que explica o preço dos estados?

O preço da vaca gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…

2 horas ago

Novilha Gorda atinge R$ 341: Veja os estados com maior alta

O preço da novilha gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…

2 horas ago

Boi Gordo: Confira as cotações atualizadas em 31 praças

O Preço do Boi Gordo apresenta sinais de valorização em praças estratégicas. Confira a tabela…

3 horas ago

This website uses cookies.