Categories: Ciência e Tecnologia

Embrapa capacita gestores de coleções de microrganismos

Embrapa capacita gestores de coleções de microrganismos em normas de qualidade nacionais e internacionais

Mais de 30 pessoas da Empresa e de universidades brasileiras vão participar do Curso, que tem como objetivo padronizar e adequar as coleções microbianas às exigências do mercado atual.

Publicidade

 

 

Brasília, 14 de agosto de 2014 – A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) – duas das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa – promovem nos dias 21 e 22 de agosto, em Fortaleza, CE, o “Curso de normas de gestão para coleções de trabalho de microrganismos da Embrapa”. O objetivo é capacitar os gestores de coleções microbianas da Empresa e universidades parceiras no Brasil em requisitos de normas de qualidade nacionais e internacionais: ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 e OECD Best Practice Guidelines for Biological Resource Centres.

            A Embrapa investe na formação de coleções de microrganismos (fungos, bactérias e vírus) desde a sua criação em 1973. Hoje, essas coleções estão distribuídas por todo o Território Nacional em diversas unidades de pesquisa da Empresa e preservam microrganismos de funcionalidades diversas, incluindo espécies relacionadas ao controle biológico de pragas, à fertilidade do solo, de interesse industrial e causadores de doenças em animais e vegetais, entre outras.

            A organização e a estruturação das coleções microbianas sem um padrão de gestão pode levar a perda de muitos microrganismos, tornando-os inviáveis para utilização em prol da agricultura e da indústria. Além disso, o atendimento às normas de qualidade nacionais e internacionais é fundamental para que a Embrapa possa realizar intercâmbio com instituições públicas e privadas.

           

Curso faz parte de uma iniciativa maior para garantir a qualidade das coleções microbianas da Embrapa: o Projeto GESTCOL

 

            O curso é uma das ações decorrentes do Projeto GESTCOL (“Modelo Corporativo de Gestão para as Coleções de Microrganismos da Embrapa”), liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e iniciado em 2012, com o objetivo de garantir a qualidade das 17 coleções de microrganismos mantidas pela Empresa em todo o País e torná-las aptas a atender às exigências do mercado nacional e internacional.

            Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Clarissa Silva Pires de Castro, que também é instrutora do Curso, o treinamento nos requisitos das normas de qualidade nacionais e internacionais é uma atividade fundamental do Projeto GESTCOL e tem como objetivo complementar as competências funcionais exigidas para gestores de coleções de microrganismos.

            Participarão do Curso profissionais de Unidades da Embrapa e de universidades parceiras que atuam diretamente na gestão de coleções de microrganismos, na categoria coleção de trabalho. O programa abordará o aprendizado dos requisitos corporativos da qualidade aplicáveis a coleções de trabalho de microrganismos da Embrapa e permitirá aos participantes estruturarem e organizarem as coleções de microrganismos em suas instituições.

As coleções de trabalho são aquelas que atendem a um ou a mais projetos de pesquisa e a requisitos corporativos de qualidade. Geralmente, estão vinculadas a projetos específicos e a uma coleção institucional ou Centro de Recursos Biológicos e possuem pesquisadores responsáveis, podendo executar atividades práticas de coleta de amostras, isolamento, identificação, caracterização, prospecção, armazenamento e documentação.

            Além das ações de treinamento e capacitação, o Projeto GESTCOL realizou um diagnóstico das 17 coleções de microrganismos mantidas pela Embrapa em todo o Território Nacional. O objetivo final do Projeto é desenvolver, programar e monitorar um modelo corporativo de gestão. “Assim, as coleções de microrganismos da Embrapa terão processos harmonizados e estarão estruturadas de acordo com as exigências nacionais e internacionais, incluindo os aspectos da legislação, que englobam as atividades de coleta e acesso ao patrimônio genético”, finaliza Clarissa.          

Fernanda Diniz

Published by
Fernanda Diniz

Recent Posts

O segredo dos microverdes: a revolução nutricional na janela

Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…

6 horas ago

7 flores pet friendly para colorir sua casa com segurança

Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…

6 horas ago

Chromobacterium spp. na agricultura: lucro com bioinsumos

Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…

6 horas ago

Ovos e a gema laranja: sinal de qualidade?

Este artigo explora os fatores técnicos e biológicos que determinam a qualidade dos ovos, com…

6 horas ago

7 espécies de suculentas essenciais para decorar sua casa

O artigo apresenta um guia completo sobre as principais espécies de suculentas, desde as mais…

7 horas ago

Vitamina para queda de pelo em cachorro: como escolher?

O artigo explora as causas da perda de pelagem em cães e como a suplementação…

7 horas ago

This website uses cookies.