Embrapa inicia participação na Agrobrasília 2014

Compartilhar

Desde terça-feira (13) até o próximo sábado (17), a Embrapa estará apresentando mais de 80 tecnologias na vitrine de seis mil metros quadrados montada na Agrobrasília 2014 – Feira Internacional dos Cerrados, com a participação de nove unidades de pesquisa e serviços. Promovido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, Distrito Federal, o evento conta com cerca de 400 expositores, e deve receber mais de 80 mil visitantes durante os cinco dias, além de movimentar em torno de R$ 700 mil em negócios.

 

Durante a cerimônia oficial de abertura da feira, realizada na tarde do dia 13, o presidente da COOPA-DF, Leomar Cenci, falou dos desafios enfrentados pelos produtores brasileiros, como a queda do preço das commodities, problemas de infraestrutura e logística e pragas como a Helicoverpa armigera, tendo, ao mesmo tempo, a necessidade de continuar a produzir e obter ganhos de produtividade, reduzindo custos e respeitando o meio ambiente.

 

“O uso intensivo de novas tecnologias é um caminho irreversível na agropecuária mundial, e no Brasil não será diferente. Assistimos a uma revolução permanente na agricultura de precisão, que se soma à biotecnologia, à química fina dos defensivos e ao aperfeiçoamento das máquinas agrícolas. A Agrobrasília é a maior prova da conquista de homens e mulheres que acreditam encontrar no Cerrado o futuro da sua e das próximas gerações”, disse Cenci, lembrando que a região do DF e Entorno é a mais tecnificada do País e tem as maiores médias de produtividade, além de contar com mais de 200 mil hectares irrigados e acesso a tecnologias por grandes produtores e por agricultores familiares.

 

Para o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, a Agrobrasília reflete o potencial dos produtores da região do Cerrado e a dinâmica do setor agrícola brasileiro. Ele lembrou que nos últimos 12 anos a produção nacional de grãos saltou de 96 milhões de toneladas para 188 milhões de toneladas em 2013, com previsão para 191 milhões de toneladas neste ano. O ministro comentou sobre o Plano Safra, cuja edição 2014/15 deve ser anunciada no próximo dia 19, e os demais programas do Ministério para concessão de crédito aos produtores, além da política de garantia de preços mínimos e dos investimentos em infraestrutura e logística do País.

 

“O setor (agrícola) avançou pela dinâmica, pelo pioneirismo do nosso produtor em avançar no Cerrado Brasileiro e incorporar a tecnologia da Embrapa e da iniciativa privada para a produção acontecer. Dobramos a produção, mas não dobramos a área produtiva, pois aumentamos a produtividade”, disse, acrescentando a participação dos programas governamentais, que disponibilizaram recursos. “Defender a produção nacional é defender a geração de empregos e, principalmente, a estabilidade econômica”, finalizou.

Anuncio congado imagem

 

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que estar na Agrobrasília é “respirar prosperidade, tecnologia, avanço”. Além da internacionalização da feira, que conta nesta edição com expositores de cerca de 30 países, o governador observou a ampliação do espaço para a agricultura familiar do DF. “Temos um espaço ímpar para a agricultura empresarial com tecnologia de ponta, e ao mesmo tempo espaço para a agricultura familiar, com tecnologia, experimentos in loco e assistência técnica. Talvez esteja aí o sucesso da Agrobrasília: unir o grande produtor e o agricultor familiar”, disse.

 

Pela Embrapa, estiveram presentes o diretor-executivo de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, e o chefe-geral da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), José Roberto Peres. Também participaram o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, o secretário da Agricultura do DF, Lúcio Valadão, o deputado distrital Joe Valle, o presidente do Sindicato Rural do DF, Luiz Ângelo Cappellesso, o prefeito de Cristalina (GO), Luiz Carlos Atiê, e o governador da província colombiana de Vichada, Andrés Espinoza.

 

Visita – Após a cerimônia, Ladislau Neto visitou a vitrine tecnológica da Embrapa e os estandes das Unidades participantes. Acompanhado por José Roberto Peres, ele conversou com os pesquisadores e técnicos que estão apresentando as tecnologias desenvolvidas pela Empresa ao público da feira.

 

Prêmio – À noite, a diretoria da COOPA-DF e a comissão organizadora da AgroBrasília realizaram a entrega do Prêmio AgroBrasília, que teve entre os ganhadores João Kluthcouski, da Embrapa Cerrados, na categoria iLPF, como pesquisador de integração Lavoura-Pecuária/integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

 

O prêmio foi recebido pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade, Luiz Carlos Balbino. Criada neste ano, a congratulação é uma homenagem a empresas, instituições e personagens que contribuíram para o sucesso da feira e com atuação de destaque no agronegócio nacional.

 

Fonte: Embrapa Cerrados.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *