Preparando a cama para o gado

Compartilhar

A ExpoLondrina 2014 já está em seus acertos finais para a abertura dos portões. Na tarde de ontem, funcionários da Sociedade Rural do Paraná e terceirizados concluíam a preparação das “camas” dos animais que serão julgados e leiloados no Parque de Exposições Ney Braga (zona oeste). A compostagem nos estábulos é constituída por palha de arroz, que visa dar conforto e bem-estar aos animais e, consequentemente, melhorar os índices produtividade durante os dias de exposição.

 

“A palha de arroz não pode ficar muito rente ao piso. Precisa ter no mínimo 10 cm de altura para garantir o conforto do gado”, explicou o auxiliar de serviços gerais Robson de Melo Dourado, de 38 anos. Para o gado leiteiro o cuidado é ainda maior. “Para as vacas leiteiras a cama precisa ter 15 cm no mínimo para proteger o úbere dela”, apontou.

 

E não basta apenas jogar a palha de arroz pelo piso. Como o feno é preparado utilizando prensas com força de 50 toneladas, sempre ficam “caroços” que precisam ser desmanchados. O cuidado é necessário porque, segundo ele, existem animais que são pesados – alguns com mais de mil kg. O auxiliar destacou que nasceu na área urbana de Londrina, mas passou a trabalhar em fazendas da região ainda adolescente. “Aprendi o meu ofício observando os outros.”

 

A palha de arroz é trocada conforme pedidos dos tratadores dos animais. “Quando os animais começam a se sujar, geralmente a gente remove e troca por palha nova. O material retirado é encaminhado para uma área nos fundos do parque, onde é coletada para passar por um processo de compostagem”, explicou Dourado.

 

Dourado informou que em cada pavilhão são usados 90 fardos de 28,3 kg de palha de arroz. Até ontem à tarde, o serviço já havia sido realizado em 11 dos 15 pavilhões do parque. A previsão é que o gado comece a entrar no parque amanhã.

Anuncio congado imagem

 

Cerca de dois mil expositores de animais e produtos agropecuários participarão do evento, que começa na quinta-feira e segue até o dia 13. Ao todo, devem passar pelo parque de exposições cerca de 10 mil animais de 34 raças, entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos e muares, segundo a SRP. Para esta edição estão previstos cerca de 30 leilões.

 

Fonte: Folha de Londrina.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *